Iniciaram Novos Cursos da Formação Inicial

Formandos dos cursos

Armamar – “Auxiliar de Serviços Gerais II”

No passado dia cinco de Novembro do corrente ano, no concelho de Armamar, iniciou-se um novo Curso de Formação Profissional intitulado Auxiliar de Serviços Gerais II. Esta formação é da responsabilidade da A2000, que se encontra no concelho de Armamar a ministrar formação a pessoas com alguma deficiência ou incapacidade, desde Setembro de 2016.

Este curso começou com doze clientes, do sexo feminino e masculino, de diversas idades e cada um com características específicas. Grande parte dos clientes eram cidadãos que estavam sem ocupação e alguns em situação de isolamento social. Outros acabaram a escolaridade obrigatória e, não havendo qualquer resposta no concelho para pessoas com necessidades especiais, ingressaram a formação.

Os clientes residem em diversas localidades do concelho de Armamar, sendo que existe um que reside no concelho de Moimenta da Beira. Para ser realizado o transporte em localidades onde não há transporte público, houve necessidade de estabelecer parceria com os Municípios de Armamar e Moimenta da Beira para que os clientes consigam frequentar a formação.  

Com esta formação pretende-se aumentar as competências sociais e profissionais dos formandos e não esquecer as escolares. Para isso existe a formação em sala e a formação prática em contexto de trabalho.

Os formandos integraram-se bastante bem e encontram-se motivados para continuar a frequentar a formação e aumentar a sua qualidade de vida e os seus conhecimentos sociais, escolares e profissionais.

Sofia Barros, Formadora da A2000

Chaves – “Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II”

Antes de iniciarmos o curso de “Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II”, promovido pela “A2000” em Chaves e que iniciou a 5 de novembro de 2018, nós passávamos o dia-a-dia em casa, sem comunicarmos com outras pessoas, para além da família.

Entretanto, quando ficámos na iminência de começar o curso, ficámos com algum receio se íamos dar-nos bem com os novos colegas e com os conteúdos e aprendizagens.

Felizmente, qualquer um de nós está satisfeito com a turma, com os colegas (que muitos deles são já amigos), com os formadores, psicóloga, e restantes profissionais. Para além disso estamos a ficar mais autónomos e, sentimo-nos mais realizados quando conseguimos ultrapassar as nossas dificuldades sozinhos.

Relativamente às expetativas desta formação, pretendemos melhorar os nossos conhecimentos de leitura e de escrita, assim como de matemática, bem como na área profissional, para obter um lugar no mercado de trabalho, arranjarmos um emprego adequado a cada um de nós, tal como algum desafogo financeiro.

As pessoas com quem lidamos, neste momento, são fenomenais desde os colegas de turma, até às formadoras que são muito atenciosas.

 Curso 11 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II – Chaves

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content