Os formandos do Curso 2 – Assistente Operacional, de Armamar, no início do mês de Outubro iniciaram uma nova fase do curso de formação, a formação prática em contexto de trabalho (FPCT).
O curso tem a duração de 2900 horas, sendo que 1800 horas são de formação em sala e 1100 horas são de formação prática em contexto de trabalho. Apesar de estarem numa nova fase, o acompanhamento aos formandos é igualmente feito, pois os mesmos são acompanhados periodicamente pela Técnica de Acompanhamento e Inserção, Marlene Azevedo, e deslocam-se uma vez por semana à sala, para que algumas lacunas práticas, sociais, pessoais e profissionais sejam trabalhadas / melhoradas.
Numa fase inicial, foi feito o levantamento de expectativas com os formandos, onde os mesmos sinalizaram alguns locais e áreas onde gostariam de realizar FPCT, foram também referidos os seus pontos fortes e pontos fracos e, a equipa multidisciplinar que os acompanha também opinou sobre os pontos fortes e fracos dos mesmos e sobre quais os locais e áreas mais adequadas a cada um.
Assim, realizaram-se os seguintes acordos de FPCT:
– Ana Catarina Carvalho: Associação de Solidariedade Social e Recreativa de São Cosmado
– Bernardo Carvalheira: Câmara Municipal de Armamar
– Carlos Gomes: Piscinas Municipais de Armamar
– Elvira Peixoto: Café Lazer da Folgosa
– Hugo Santos: Centro Social e Paroquial de Fontelo
– Leandro Santos: Junta de Freguesia de Armamar
– Maria Rosa Paula: Alojamento Local, Outros Tempos Arícera
– Marlene Pinto: Santa Casa da Misericórdia de Armamar
– Telma Igreja: Casal da Viúva em Queimada
– Vanessa Pinto: Santa Casa da Misericórdia de Armamar
Ainda não há muito a referir em relação à FPCT pois é pouco tempo para se avaliar, contudo as perspetivas são positivas porque os formandos estão a gostar dos locais, estão bem integrados nas equipas de trabalho e a realizar as atividades com autonomia e entusiasmo. Estão-se a envolver com garra nas atividades para que o seu futuro seja promissor.
Boa sorte é o que desejamos!
Sofia Barros, formadora