Integração Profissional

Maria da Conceição Sousa a trabalhar nos espaços públicos de Murça

Maria da Conceição Sousa, de 53 anos de idade, residente em Sobredo, concelho de Murça, frequentou os serviços da A2000, e encontra-se integrada profissionalmente através de um Contrato Emprego Apoio em Mercado Aberto, desde 15 de junho de 2019, no Município de Murça.

Desempregada de longa duração e com fracas competências escolares, a Conceição procurou ajuda através do Serviço de Emprego de Vila Real, que a encaminhou para o Centro de Recursos para a Inclusão Profissional da A2000, primeiramente para medida de “Informação, Avaliação, Orientação e Avaliação para a Qualificação e Emprego” (IAOQE) de forma a definir um percurso profissional, tendo depois sido encaminhada para a medida de “Apoio à Colocação” (AC). 

Neste âmbito realizou formação prática em contexto de trabalho (FPCT) no Município, onde realizou tarefas relacionadas com a área da jardinagem, nomeadamente carregar e descarregar matérias-primas, produtos e equipamentos; sachar plantas; limpar e remover lixo dos jardins e apoiar a plantação de flores, arbustos, árvores e relvados.

Ao longo da FPCT, a Conceição foi revelando um desempenho satisfatório, denotando interesse e motivação em ultrapassar as suas dificuldades e em cumprir eficazmente as tarefas propostas. Desta forma, o Município possibilitou-lhe uma integração profissional através da medida de apoio ao emprego “Contrato Emprego Inserção + “. Após a conclusão desta medida a Conceição viu reconhecido o seu esforço e empenho, tendo o Município de Murça manifestado interesse em acolher novamente a cliente, de forma a dar continuidade ao trabalho desenvolvido.

De entre as medidas disponíveis, o Município de Murça decidiu integrá-la através de um Contrato Emprego Apoiado em Mercado Aberto (CEAMA). De salientar que houve a integração de mais duas pessoas no âmbito desta medida, que se encontra integradas noutros serviços municipais (Agrupamento de Escolas e Auditório Municipal), denotando um elevado compromisso deste Município em cumprir a sua responsabilidade social.

A Conceição revela-se muito satisfeita com esta oportunidade. Afirmando que atualmente já consegue participar no pagamento das despesas familiares e ajudar monetariamente o seu filho. 

A cliente agradece à A2000 e ao Executivo Municipal do Município de Murça, pela paciência e pela atenção prestada ao longo desta jornada, que permitiu melhorar a sua qualidade de vida. 

Entidade: Câmara Municipal de Murça

Atividade: Autarquias locais

Concelho: Murça

O primeiro contacto, a nível profissional com a Câmara Municipal de Murça com a Conceição, ocorreu através do Centro de Recursos para a Inclusão Profissional da A2000, no sentido de melhorar as suas competências profissionais e consequentemente proporcionar-lhe contacto com o mercado de trabalho.

A Sr.ª Vereadora – Dr.ª Vilma Pereira, começa por referir que a “A2000 tem um papel fundamental como parceira da Câmara Municipal na resposta social que se pretende promover junto destes “colaboradores”. Promove o seu desenvolvimento na medida em que lhes disponibiliza informação adequada, fomenta a sua formação, e na prática amplia as suas capacidades e aptidões nas funções que passam a exercer”.

“A intenção de integrar a Conceição e mais duas outras pessoas já existia”, no entanto a Câmara Municipal de Murça, tendo conhecimento desta medida pela A2000, entendeu “ser benéfico para ambas as partes que estas se realizassem ao abrigo da medida de emprego – Contrato Emprego Apoiado em Mercado aberto (CEAMA), quer pelo constante acompanhamento e monitorização, quer pela componente \ comparticipação financeira” proporcionada pelo IEFP. 

Com este novo vínculo contratual, foi possível verificar “nos colaboradores um aumento da sua autoestima e na sua capacitação de se sentir útil e valorizado pelos outros”.

Por último, afirma que “esta experiência é sem dúvida uma mais-valia para a Autarquia desde logo pela sua componente social, pela nossa preocupação constante na redução de barreiras sociais, pela erradicação da discriminação e como parte de um processo inclusivo que pretendemos dar continuidade”.

Ana Augusto Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content