Integração profissional

Isaura Trindade na lavandaria da Cruz Vermelha de Sabrosa

Isaura Trindade de 43 anos, encontra-se integrada profissionalmente, desde outubro de 2019, na Lavandaria do Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Sabrosa.

Sem perspetivas de emprego, realizou formação profissional na APPACDM de Sabrosa, tendo concluído de forma satisfatória o curso de Emprega da de Andares.

Após, a sua conclusão foi encaminhada para o Centro de Recursos para a Inclusão Profissional da A2000 (CRIP), para a medida de Apoio à Colocação através do Serviço de Emprego de Vila Real, tendo a APPACDM de Sabrosa e a A2000, realizado um trabalho conjunto, de forma a incluir profissionalmente a cliente.

Neste contexto, a Isaura realizou Formação Prática em Contexto de trabalho (FPCT) na Lavandaria da Cruz Vermelha de Sabrosa, de acordo com os interesses e expectativas manifestadas, dando continuidade ao treino em posto de trabalho, que iniciou aquando a frequência do Curso de Empregada de Andares, visto que a cliente gostou muito das tarefas que desempenhou e da equipa de trabalho.

Na lavandaria da Cruz Vermelha de Sabrosa a Isaura desempenha diversas tarefas, relacionadas com a etiquetagem de peças de roupa, esvaziamento de máquinas de lavar e secar, engomo de roupa com ferro/calandra, dobragem de roupa e sua colocação nos cabides de entrega.

Tudo isto conduziu a uma melhoria do seu desempenho pessoal e profissional, tendo a entidade proporcionado a sua integração profissional através da medida de Emprego- Contrato Emprego Inserção+ (CEI+), com a duração de 12 meses.

Para a Isaura, esta integração assumiu uma grande importância económica na sua vida, na medida que lhe permitiu fazer obras em casa, melhorar a qualidade de vida do seu filho, conseguindo agora adquirir “coisas que antes não conseguia”.

Por último, a cliente agradece todo o empenho e amizade dos técnicos envolvidos no seu percurso, em especial à Dr.ª Ana Augusto e Dr.ª Fátima Fernandes

Entidade: Centro Humanitário de Sabrosa (Cruz Vermelha Portuguesa)

Atividade: Apoio Social

Concelho: Sabrosa

A Cruz Vermelha Portuguesa possui um Centro humanitário em Sabrosa, que conta com várias valências (clínica, lavandaria…)

O primeiro contacto profissional da entidade com a Isaura ocorreu durante a formação profissional na APPACDM de Sabrosa, tendo a entidade proporcionado uma continuidade da intervenção com o término da formação, através do Centro de Recursos para a Inclusão Profissional, nomeadamente através da medida de Apoio à Colocação.

Para a Engª. Carla Mota, a A2000 e a APPACDM de Sabrosa, “possuem respostas inovadoras e muitas delas pioneiras no que se refere à resposta adequada às necessidades deste público-alvo., nomeadamente na inclusão destas pessoas na sociedade onde podem ser úteis e sentirem-se úteis”.

Relativamente à Isaura e a outros clientes com quem já contactamos as expectativas foram bastantes positivas. “Um dos objectivos-chave que nos leva a ajudar e apoiar este público, reside na sua inclusão na sociedade, tendo a sua independência económica, valorização e realização pessoal.”

É notória a evolução da Isaura, ao longo deste tempo, “possui uma maior autoestima, sentindo-se útil, tal como outro colega e responsável. De ressalvar, “que estas práticas inclusivas nas organizações potenciam o espírito de equipa dos seus colaboradores fortalecendo os valores e as sinergias em torno de objetos comuns”.

Para a Engª. Carla esta experiência é uma mais-valia para o Centro Humanitário de Sabrosa,“porque afirmamos que estas pessoas possuem princípios fundamentais quanto ao direito ao trabalho, nomeadamente ter remuneração, igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, motivação e valorização…”

“De realçar que as empresas podem ser competitivas e simultaneamente ter um papel significativo na inclusão deste público-alvo.”

Ana Augusto, Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content