Integração Profissional

Raquel Azevedo na Biblioteca Municipal de Mesão Frio

Raquel Azevedo, de 25 anos de idade, encontra-se vinculada, através de um contrato de trabalho por tempo indeterminado, ao Município de Mesão Frio.

Depois de dois contratos de emprego-inserção realizados um com a Câmara Municipal e outro com a Junta de Freguesia de Mesão Frio Santo André, uma candidatura a um concurso público para recrutamento de assistentes operacionais para a autarquia teve um desfecho feliz para a Raquel, que se encontra em funções desde o dia 3 de janeiro.

Integrada na Biblioteca Municipal, a nova funcionária pública fala do trabalho que desenvolve diariamente na dinamização deste espaço. “Na biblioteca, desempenho várias tarefas ligadas ao funcionamento deste espaço. Atendo e reencaminho chamadas, e participo em atividades que aqui sejam realizadas, no sentido de garantir que tudo está preparado para receber as pessoas que cá vêm. Como entrei há pouco tempo, ainda me estou a ambientar a algumas tarefas, mas até agora as coisas têm corrido bem desde que cheguei”.

Na entrevista que nos concedeu, a Raquel falou ainda da importância que a estabilidade profissional vai ter na sua vida.“Estou muito contente por poder ter um contrato mais estável e pela oportunidade que me foi dada. Agora que trabalho na Câmara, poderei ter um salário que me permite descontar para a minha reforma e que me ajuda a comprar algumas coisas que quero, sem estar a pedir ajuda aos meus pais”.

No fim da conversa, a Raquel enalteceu o trabalho da A2000 neste final feliz que foi o da sua integração.“Agradeço muito o trabalho que a associação teve comigo. Estiveram sempre muito preocupados comigo, no sentido de saber como me corria o trabalho, e tudo fizeram para que eu tivesse esta oportunidade de trabalho que desse mais estabilidade à minha vida”, concluiu.

Entidade: Biblioteca Municipal de Mesão Frio

Concelho: Mesão Frio

Para o autarca de Mesão Frio, Alberto Pereira, servir a população através de uma política permanente de proximidade é um dos eixos fundamentais da sua governação autárquica e a inclusão socioprofissional de pessoas com deficiência e incapacidade inserem-se neste trabalho.

A recente integração da Raquel nos quadros permanentes da autarquia, mais do que um exemplo de concessão de oportunidades privilegiadas de inserção profissional, é vista por Alberto Pereira como uma mais-valia para a instituição. “A Raquel foi colocada na Biblioteca Municipal, no sentido de prestar auxílio em todas as atividades que aí se realizem. Fui professor dela durante dois anos, e sei que se for acompanhada e integrada em atividades de que goste, consegue adaptar-se perfeitamente às exigências que lhe são colocadas. Neste momento, a Raquel é uma menina realizada e feliz. E é alguém que representa uma mais-valia para o município, pois sabemos aproveitar as suas potencialidades, num quadro de estabilidade profissional que contribuirá para a felicidade e o bem-estar desta jovem a partir de agora”.

Nas suas declarações, Alberto Pereira elogiou o trabalho na área social operado pela A2000, mas não deixou de incentivar os próprios beneficiários deste trabalho a lutarem pelas oportunidades de realização profissional que lhe apareçam. “A A2000 tem feito um trabalho de grande importância ao nível da integração social e profissional de pessoas com deficiência e incapacidade. Não só ao nível da inserção social, como até na identificação de casos desconhecidos, de pessoas que viviam em situação de isolamento. Trata-se de um trabalho de eleição, que é preciso continuar. No entanto, é preciso que as pessoas trabalhem por essa integração. O Município de Mesão Frio está sempre de portas abertas para esse trabalho e para reforçar parcerias com associações como a A2000. Mas é preciso que o público-alvo destas medidas faça a sua parte, e se esforce para aproveitar as suas oportunidades”, frisou.

Gonçalo Novais, Técnico da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content