Integração profissional – AUCHAN Vila Real – Uma empresa que aposta forte na inclusão!

Filipe Lebres e André Guedes

“Colocamos as pessoas no centro das nossas ações e cuidamos dos nossos colaboradores como cuidamos dos nossos clientes”- este é um dos preceitos da Auchan, hipermercado que podemos encontrar no Nosso Shopping, em Vila Real, e que tem apostado fortemente na integração socioprofissional de pessoas com deficiência e incapacidade (PCDI), a longo prazo, conferindo a tão necessária estabilidade profissional aos seus colaboradores.

A ilustrá-lo, estão os Contratos de Emprego Apoiado em Mercado Aberto (CEAMA) realizados com os colaboradores André Guedes e Filipe Lebres, o primeiro sem termo e o segundo com termo, numa prova inequívoca de que a empresa tem bem presente a motivação de investir e integrar estes trabalhadores num período de tempo mais alargado.

Os dois colaboradores integrados parecem apreciar bastante o ambiente de trabalho em que se inserem, conforme garantiram nas suas declarações. “Estou muito satisfeito por poder trabalhar aqui, e ter um ordenado que me permite ter uma vida mais independente. Os meus colegas têm sido muito importantes para mim, pois têm-me ajudado em tudo o que necessito, para que eu possa fazer bem o meu trabalho. Agradeço muito à A2000 por me ter ajudado a encontrar esta oportunidade e por todo o apoio que estão sempre a dar-me”, disse o André, numa opinião que foi partilhada pelo Filipe. “Estou a trabalhar num setor ao qual estou bastante acostumado, como é o da padaria e pastelaria, tendo no âmbito do Apoio à Colocação, desenvolvido formação prática nesta área. Aqui, ganho um ordenado que me permite ser financeiramente independente e onde me sinto muito bem integrado pelos meus colegas de trabalho. Em todos estes momentos, a A2000 foi muito importante na minha integração, porque me acompanhou e apoiou, em todos estes momentos que contribuíram para que eu tivesse esta oportunidade”.

Quem também mostrou a sua satisfação com os dois trabalhadores foi Teresa Amorim, diretora da Loja Auchan de Vila Real, que começou por enaltecer o papel da A2000 neste trabalho. “A A2000 é uma instituição muito importante neste tipo de processos, porque identifica potenciais beneficiários destas medidas de apoio que depois os traz até nós. Outro aspeto importante do vosso trabalho é o acompanhamento realizado a todo o percurso das pessoas colocadas, a partir do momento em que começam a trabalhar. Isso permite fazer a ligação entre o profissional e as características individuais destes colaboradores, que é também importante para os integrarmos na nossa dinâmica de trabalho, enquanto empresa”, começou por dizer, antes de falar do investimento que a empresa deve fazer, no sentido de extrair todo o valor destas pessoas. “As integrações socioprofissionais são um desafio no sentido em que as empresas têm que ajustar os métodos de trabalho às características específicas destes colaboradores. O André Guedes foi um desses exemplos. O facto de ter surdez e de não conseguir expressar-se oralmente obrigou-nos a encontrar formas de lhe comunicar exigências e objetivos, até para que fosse possível extrairmos todo o valor deste nosso colaborador, que é uma pessoa extremamente focada nas suas tarefas e muito proactiva na forma como resolve as várias situações com que se confronta”, exemplifica.

Numa empresa que tem como filosofia “colocar as pessoas no centro de todas as ações” que realiza, o cultivo do espírito de equipa é um dos valores que sobressaem, a partir dos processos de integração levados a cabo. “Os colegas de trabalho não só acolhem muito bem estes colaboradores, como são parte fundamental na respetiva integração. Normalmente, aquilo que se verifica é que são muito protetores para com os seus colegas destes processos de integração, mas sem deixarem de ser exigentes, isto é, percebem que precisam de os ajudar, mas também os ensinam a fazer corretamente, e corrigem se for necessário, mas sem deixarem de exigir que o trabalho seja feito com a mesma competência. É uma interação muito positiva, pois estimula a solidariedade e o espírito inclusivo, além de facilitar a adaptação destes colaboradores às exigências laborais diárias”, disse, sem deixar de se mostrar orgulhosa pelas mudanças positivas que estas medidas de apoio tiveram na vida de pessoas como o Filipe e o André.

“A missão enquanto empresa pressupõe um conjunto de valores e um deles é contribuir para a melhoria das condições de vida dos locais em que estamos inseridos. Neste âmbito, dar oportunidades de realização profissional a pessoas que, por um conjunto de circunstâncias várias, necessitam de um apoio adicional para que se possam integrar no mercado de trabalho é, para nós, muito gratificante. Ora, estes valores acabam por se transmitir às nossas equipas que, na maneira como procuram integrar estes colegas, acabam por se sentir igualmente responsáveis pelo sucesso destas pessoas na sua vida. E ver a forma como, por vezes, estas pessoas chegam, muito tímidas e reservadas e tornam-se em elementos participativos em todos os nossos eventos; e satisfeitos em estar connosco. Tudo isto é um motivo de grande satisfação”.

Entidade: Loja Auchan de Vila Real

Atividade: Hipermercado

Concelho: Vila Real

Ana Augusto e Gonçalo Novais, Técnicos da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content