Integração profissional – Santa Casa da Misericórdia de Murça

Sandra Monteiro nas instalações da Santa Casa de Murça

Sandra Monteiro tem 36 anos e colabora na creche e jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia de Murça.

A realizar um Contrato de Emprego-Inserção + (CEI +) na entidade, a Sandra explicou quais as funções que realiza, e destacou pela positiva a forma como se sente integrada na equipa de trabalho.

“Neste momento, as minhas funções passam por apoiar nas tarefas de limpeza das instalações, além de colaborar com as colegas na cozinha, onde faço a contagem de quantos almoços temos de servir às crianças, preparar os pratos e talheres para eles e depois arrumar a loiça para lavar no final das refeições. Esta já é a minha segunda experiência profissional aqui, e posso dizer que é espetacular a minha relação com as crianças e as colegas de trabalho. Relacionamo-nos muito bem umas com as outras no nosso local de trabalho. Sempre que tenho alguma dúvida sou logo esclarecida por elas. Quando é preciso explicarem-me como tenho de fazer alguma tarefa elas também são impecáveis, e se tiver que tirar algum dia para resolver assuntos pessoais, não tenho qualquer tipo de problema. Além disso, tenho a facilidade de ter cá o meu filho, o que facilita as minhas rotinas diárias”.

Visivelmente emocionada, a Sandra falou ainda da A2000 como uma instituição que desempenhou um papel muito importante na promoção da sua qualidade de vida. “A A2000 melhorou praticamente toda a minha vida. Desde o início, a A2000 foi espetacular comigo, acompanhou-me em tudo o que necessitei e foi uma ajuda bastante grande. Tenho que agradecer tanto à A2000 como às pessoas que trabalham comigo por todo o apoio e conselhos que me deram até agora”, sublinhou.

Quem reconhece a competência e importância da Sandra na estrutura é Edite Sousa, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Murça, que fez a descrição das funções da colaboradora nesta instituição. “Posso descrever a Sandra como uma pessoa trabalhadora e que gosta de rotinas bem definidas de trabalho. Trata-se de uma colaboradora que executa corretamente todas as tarefas que lhe são pedidas, e que gosta de seguir todos os passos e instruções que lhe são colocadas para fazer bem o trabalho dela. Além disso, a Sandra dispõe de um importante apoio da parte das colegas, que têm sido impecáveis na forma como a têm integrado e ajudado em tudo o que é necessário, o que permite aproveitar melhor as qualidades que ela tem. Não só não existe nenhum sentimento de rejeição da parte da equipa de trabalho, como existe uma recetividade para procurar integrar colaboradores como a Sandra no sentido de um bom aproveitamento das respetivas competências”, valorizou.

Nas suas declarações, a provedora destacou o papel da A2000 na transformação da vida de muitas pessoas e enalteceu a importância da inclusão de pessoas com deficiência e incapacidade (PCDI) como uma mais-valia em prol da comunidade. “A A2000 é uma instituição que está a prestar uma ajuda muito importante a muitas pessoas, e sou da opinião de que até necessitávamos de mais respostas sociais deste género. Pelo que vejo do vosso trabalho, a vossa associação tem feito um trabalho muito importante junto de um setor da população particularmente vulnerável socialmente, em que até estes próprios cidadãos se sentem muitas vezes excluídos de melhores oportunidades de integração. E a verdade é que há pessoas que, mesmo possuidoras de certos tipos de deficiência ou incapacidade, estão aptas a desempenhar vários tipos de tarefas e serviços. Por isso é que instituições como a A2000 são tão importantes no sentido de evitar que estes cidadãos, que têm capacidades que podem ser aproveitadas em benefício de todos, sejam vítimas de uma exclusão que não beneficie ninguém”.

Entidade: Santa Casa da Misericórdia de Murça

Atividade: Terceiro Setor

Concelho: Murça

Ana Augusto e Gonçalo Novais,

Técnicos da A2000

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content