Integrações Profissionais

Rui Veiga trabalha no seu computador

Rui Veiga, de 34 anos, residente em Sanfins do Douro, Alijó, frequentou os serviços da A2000 e encontra-se integrado profissionalmente através de um Contrato Emprego Apoio em Mercado Aberto, desde 1 de agosto de 2018, na Biblioteca Municipal de Alijó.

Após ter realizado dois programas de inserção noutras entidades locais, que não o conduziram a um trabalho efetivo, o Rui procurou ajuda através do serviço de Emprego de Vila Real, que o encaminhou para o Centro de Recursos para a Inclusão Profissional da A2000, nomeadamente para a medida de Apoio à Colocação (AC).

Neste âmbito realizou formação prática em contexto de trabalho (FPCT) na Biblioteca Municipal de Alijó, onde realizou tarefas relacionadas com o atendimento de utilizadores do espaço de informática, a gestão da utilização de computadores utilizando como suporte a base de dados do computador e a vigilância de espaços.

Ao longo da FPCT, o Rui revelou um desempenho satisfatório, denotando interesse e motivação em ultrapassar as duas dificuldades e em cumprir eficazmente as tarefas propostas.

Desta forma, o Município possibilitou-lhe uma integração profissional através da medida de apoio ao emprego “Contrato Emprego Inserção + “. Após a conclusão do CEI+, o Rui viu reconhecido todo o seu esforço e empenho, tendo o Município de Alijó manifestado interesse em acolher novamente o cliente, de forma a dar continuidade ao trabalho desenvolvido.

De entre as medidas disponíveis, o Município de Alijó decidiu realizar um Contrato Emprego Apoiado em Mercado Aberto (CEAMA), sendo o primeiro Município do distrito de Vila Real a proceder este tipo de candidatura.

O Rui continuou a realizar formação prática em contexto de trabalho com o objetivo de desenvolver/manter competências, até aprovação da medida. Em agosto de 2018, o Rui ficou integrado profissionalmente.

O Rui revela-se muito satisfeito. “Esta integração proporcionou-me uma rotina diária e ser mais independente, o que se reflete na minha qualidade de vida e na minha saúde”. “Sinto-me mais útil a comunidade, sendo a minha principal preocupação cumprir com qualidade as tarefas propostas, para que tenha um bom desempenho e a entidade fique satisfeita.”

Para o cliente, a A2000 foi muito importante na sua vida, pois permitiu o seu desenvolvimento profissional, pessoal e social. “Fico muito grato à Dr.ª Ana Antunes e Dr.ª Ana Augusto, por todo o apoio prestado ao longo deste tempo”.

“Obrigado! Sem vocês não tinha conseguido.”

Ana Augusto, Técnica da A2000

Entidade: Câmara Municipal de Alijó (Biblioteca)

Atividade: Autarquias Locais

Concelho: Alijó

 O Presidente da Câmara Municipal de Alijó, Dr. José Rodrigues Paredes, referiu que a A2000 está a desenvolver um trabalho fundamental no acompanhamento e inserção profissional das pessoas com deficiência e incapacidade. No caso concreto do Rui, as técnicas estiveram atentas às suas necessidades em contexto laboral, mas também procuraram perceber como este se sentia e o que pensava sobre todo o processo, prestando assim um melhor e maior apoio na integração.

Um ponto que o Sr. Presidente também considerou importante foi a articulação que a A2000 realizou entre a entidade empregadora e o cliente, pois ajudou a fortalecer o vínculo.

Salientou ainda, que as expectativas que possuíam em relação ao cliente foram satisfeitas. O Rui mostrou-se expectante, pois sempre teve como objetivo assinar um contrato de trabalho e quando isso aconteceu parece-nos que ficou muito feliz e acima de tudo sentiu-se realizado. O Município de Alijó, quando avançou com esta medida, deu um passo fundamental no apoio a pessoas com deficiência ou incapacidade, dando-lhe a oportunidade de ter uma experiência real de trabalho, adquirir conhecimentos e competências, bem como promover a sua participação ativa na sociedade.

Com a contratação, o Rui está mais motivado e alegre. Percebe-se que a sua autoestima melhorou e consequentemente está com as forças renovadas para contrariar pensamentos mais pessimistas e superar as contrariedades. É focado nas suas tarefas e empenhado em melhorar, contudo ainda há trabalho conjunto a desenvolver no sentido de colmatar algumas falhas e eliminar resistências.

Por último, o Sr. Presidente acrescentou que esta experiência é uma mais-valia para a entidade, “visto que o Rui está a trabalhar num serviço aberto ao público que nós queremos que seja cada vez mais inclusivo”. Contudo, “percebemos através do dia-a-dia do Rui, que pequenas coisas podem ser grandes obstáculos para pessoas com deficiência motora e isso faz-nos ver que ainda há muito a melhorar para tornar os espaços mais acessíveis”.

O Município de Alijó trabalha “para” e “com” as pessoas, dando-lhes a oportunidade de participar ativamente, pois só assim poderá alcançar o seu objetivo mais basilar que é promover a coesão social.

Ana Augusto, Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content