Integrações Profissionais

Paulo Garcia no local de trabalho

Paulo Garcia, de 37 anos, a residir em Vila Real, frequentou dois serviços da A2000 e encontra-se integrado profissionalmente, desde junho de 2018, no supermercado “Viva Sempre”.

Com dificuldade em conseguir um emprego estável e sem perspetivas de emprego, o Paulo realizou Formação Profissional na A2000, tendo concluído o curso de “Auxiliar de Serviços Gerais”. Após o seu término, foi encaminhado pelo Serviço de Emprego de Vila Real, para o Centro de Recursos para a Inclusão Profissional da A2000 (CRIP), para a medida de Apoio à Colocação (AC).

Neste âmbito realizou formação prática em contexto de trabalho, na empresa do Sr. Manuel António Moreira Martins, nomeadamente num talho e supermercado. Na entidade desenvolveu tarefas de reposição de produtos em prateleiras, designadamente, arrumação /organização do estabelecimento comercial, armazém e arcas frigoríficas; expor e repor os produtos em falta nos diversos locais; arrumar artigos nos locais apropriados, zelar pela sua conservação e efetuar regularmente o controlo dos prazos de validade dos produtos.

Ao longo desta experiência, o Paulo revelou um desempenho satisfatório, denotando interesse e motivação na concretização das tarefas, assim como uma boa integração na equipa de trabalho.

Tudo isto proporcionou uma evolução gradual das suas competências profissionais, tendo o empresário, possibilitado a sua integração profissional através da medida de emprego – “Estágio Inserção”, de forma a premiar o Paulo pelo trabalho desenvolvido.

Para o Paulo, esta integração proporcionou-lhe uma maior autonomia económica, podendo ser mais independente, o que se reflete numa melhoria da sua qualidade de vida, podendo agora aceder a bens que anteriormente não conseguia.

Por último, agradece à A2000 por toda a disponibilidade e paciência, ao longo destes anos, e pela oportunidade aprender coisas novas.

Entidade: Supermercado Viva Sempre

Atividade: Comércio de Produtos Alimentares

Concelho: Vila Real

O Supermercado “Viva Sempre”, existe há uma década em Vila Real e está integrado na rede de lojas da marca “Aqui é Fresco”, trata-se de uma loja de proximidade que aposta fortemente na qualidade dos seus produtos.

O primeiro contacto profissional deste supermercado com o Paulo, ocorreu durante a formação profissional, tendo o empresário, Sr. Manuel Martins, proporcionado uma continuidade da intervenção, através do Centro de Recursos para a Inclusão Profissional, no sentido de aperfeiçoar as suas competências profissionais e efetivar a integração na empresa.

Para o Sr. Manuel Martins, a A2000 tem um papel muito importante no desenvolvimento deste público-alvo, através do desenvolvimento das várias ações implementadas, nomeadamente ao nível do emprego.

“As expectativas que possuímos em relação ao Paulo, ao longo do tempo foram satisfeitas, notando-se uma evolução gradual das suas capacidades, contudo ainda é necessário colmatar algumas falhas e dificuldades de forma a potenciar o seu desempenho, tendo por isso recorrido aos apoios do IEFP existentes”.

Após a integração profissional, não se observaram mudanças significativas, pois o Paulo Garcia ao longo dos meses que permaneceu em FPCT, sempre foi tratado como um outro colaborador aos vários níveis.

Com esta experiência inovadora na entidade, o Sr. Manuel cumpre o dever de responsabilidade social, muitas vezes ignorado pelas empresas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do Paulo e para a sua inserção na comunidade.

Ana Augusto, Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content