Integrações Profissionais

Colaboradores integrados no Município de Santa Marta de Penaguião

Santa Marta de Penaguião | Câmara Municipal

Alberto da Conceição, de 58 anos, residente em Sanhoane, Santa Marta de Penaguião, frequentou os serviços da A2000, e encontra-se atualmente integrado profissionalmente no Município de Santa Marta de Penaguião.

Beneficiário do Rendimento Social de Inserção, foi aconselhado pela Segurança Social da sua área de residência, a recorrer ao Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP) da A2000 de forma solucionar o seu problema de emprego e ser apoiado por uma equipa especializada.

Com a inscrição no serviço de Emprego de Vila Real e posterior encaminhamento para a A2000, frequentou a Medida de Apoio à Colocação durante 12 meses. Efetuou neste âmbito formação prática em contexto de trabalho (FPCT) no Município de Santa Marta de Penaguião, realizando funções na área da jardinagem.

 Alberto da Conceição desempenha no seu local de trabalho diversas tarefas relacionadas com a plantação/replantação de flores e plantas, podas de arbustos e árvores, e ainda a limpeza/ manutenção dos jardins e espaços verdes.

 Ao longo deste percurso, o cliente evidenciou uma evolução satisfatória do seu desempenho, revelando autonomia e empenho nas tarefas executadas, bem como uma boa relação com os superiores.

Desta forma, a entidade possibilitou-lhe uma integração profissional através da medida de apoio ao emprego “Contrato de Emprego Inserção +”. Para Alberto da Conceição esta contratação permitiu-lhe, ter uma maior estabilidade financeira, permitindo-lhe fazer uma adequada gestão das suas contas, sentindo-se assim mais útil e inserido na comunidade.

O cliente refere que “a A2000” foi muito importante na sua vida pessoal e profissional, pois sente-se agora mais valorizado pelos outros.

António de 41 anos, residente em Concieiro e Ana Raquel de 25 anos, residente em Santa Marta de Penaguião, ficaram recentemente integrados no Município de Santa Marta de Penaguião.

Após terem frequentado formação profissional na A2000, António e Ana Raquel foram encaminhados para o CRIP da A2000, onde integraram a medida de IAOQE – Informação, Avaliação, Orientação para a Qualificação e Emprego – através do Serviço de Emprego de Vila Real.

O bom desempenho do António e da Ana Raquel no decorrer das ações da A2000, levou a que a entidade lhes tenha possibilitado uma integração profissional, através da medida de apoio ao emprego, denominada “Contrato de Emprego Inserção +”.

O António desenvolve atualmente no seu local de trabalho, tarefas relacionadas com a limpeza, manutenção e varredura de ruas, jardins e espaços envolventes à vila.

Para o António esta integração “mudou tudo”, em termos profissionais e pessoais, agora “tenho um salário, tenho uma rotina diária, e quero criar novos objetivos de vida”. A sua principal preocupação é cumprir com eficácia as tarefas solicitadas, para que atinga um bom desempenho, e que a entidade fique satisfeita.

O cliente refere que a A2000 foi muito importante no seu percurso, consegui através dela, atingir o meu objetivo, “ter trabalho”, ao mesmo tempo sinto-me mais integrado na minha comunidade.

Por sua vez, aRaqueldesenvolve no seu local de trabalho, tarefas relacionadas com o apoio administrativo (fazer cópia e digitalização de documentos, levar a correspondência, entregar os jornais à biblioteca…) e a manutenção dos espaços (limpeza e manutenção do bar, regar os espaços verdes…).

Para a  cliente esta integração permitiu-lhe apoiar a mãe nas despesas de casa, contribuindo assim para o orçamento familiar, bem como sentir-se mais reconhecida e realizada.

“A A2000 mudou a minha vida, foi uma experiência muito positiva, não me arrependo da decisão que tomei à cerca de 2 anos atrás, hoje voltava a ingressar o curso.”

Esta agradece a todos os técnicos que a acompanharam durante este percurso que mudou significativamente a sua vida.

“Tenho muitas saudades das aulas de cozinha, dos colegas e de todos os técnicos”

“Obrigada!”

 ENTIDADE: Município de Sta. Marta de Penaguião

Atividade: Autarquia

Concelho: Sta. Marta de Penaguião

 A interlocutora do Município de Sta. Marta de Penaguião – Dra. Sílvia Silva, Vice–Presidente – questionada sobre as expectativas iniciais relativamente às pessoas encaminhadas pela A2000 para a realização de Estágios ou Medidas de Emprego na Câmara Municipal, referiu que as expetativas eram muito positivas, pois o Município de Sta. Marta de Penaguião tem uma vertente social e inclusiva focada na integração das pessoas com deficiência ou incapacidade e, trabalha para que todos possam ter as mesmas oportunidades e consequentemente procura ajudar a que as pessoas possam concretizar os seus sonhos e consequentemente serem mais felizes.

Os formandos da A2000 quando iniciaram a Formação Prática em Contexto de Trabalho foram integrados em equipas de trabalho, foram-lhes atribuídas funções que tiveram de desempenhar, e com o tempo e com a ajuda de todos, foram adquirindo as competências de trabalho e a autoconfiança necessárias para se tornarem uma mais-valia para qualquer entidade que tem a felicidade de os acolher.

Acerca das mudanças observadas nos clientes da A2000 a Dra. Sílvia referiu que a evolução dos formandos foi evidente, quer do ponto de vista do relacionamento interpessoal, quer no exercício das funções que lhe estavam destinadas. Tendo-se verificado uma progressão clara ao nível da sua autoconfiança, tornando-se assim uma mais-valia para o Município de Santa Marta de Penaguião. Ressaltou também o papel preponderante, da A2000, na formação e preparação deste público para que possam ser pessoas de sucesso, autónomas e plenamente integradas na sociedade e no mercado de trabalho. Referiu também que, felizmente, a A2000 tem um conjunto de profissionais que têm vindo a marcar a diferença no trabalho que executam.

A Dra. Sílvia Silva acrescentou que esta experiência é sem dúvida uma mais-valia para o Município, porque para além de permitir melhorar a qualidade do serviço prestado, também contribuiu para acrescentar experiência e melhorar as capacidades profissionais de jovens do concelho.

A nível social, é da responsabilidade do Município de Sta. Marta de Penaguião contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos os Munícipes, cumprindo assim mais uma vez a sua Missão, que é trabalhar para que as pessoas possam melhorar a sua qualidade de vida.

Ana Augusto, Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content