Integrações Profissionais

Paula Pinto

Paula Pinto, de 22 anos de idade, residente em Godim, frequentou dois serviços da A2000 e encontra-se atualmente integrada profissionalmente no Restaurante “Adega Guimarães”, no Peso da Régua.

Não tendo concluído o 12º ano e sem perspetivas de emprego, Paula Pinto realizou Formação Profissional na A2000, tendo obtido certificação no curso profissional de “Auxiliar de Serviços Gerais”. Posteriormente, foi encaminhada, através do Serviço de Emprego de Vila Real, para o Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP), da A2000, onde frequentou a Medida de Apoio à Colocação.

Neste contexto realizou Formação Prática em Contexto de trabalho (FPCT) no Restaurante “Adega Guimarães”. Aqui desenvolveu tarefas relacionadas com área da cozinha nomeadamente: lavar, cortar e limpar alimentos a partir das instruções da cozinheira; limpar a cozinha, áreas de preparação e de serviço de refeições, lavar e limpar loiças e talheres e colaborar na arrumação e limpeza da sala de refeições.

A Paula iniciou o seu percurso no CRIP em 2017, tendo evidenciado uma evolução positiva a nível pessoal e profissional. Durante a FPCT revelou um desempenho satisfatório, apresentando interesse e motivação pelas tarefas realizadas, assim como uma adequada integração na equipa de trabalho, tendo a entidade proporcionado a sua integração profissional através da medida “Estágio Inserção”.

Para a cliente, esta integração permitiu-lhe obter um rendimento mensal, podendo agora “comprar coisas que antes não podia comprar”, assim como ajudar os pais nas despesas da casa. Sente-se ainda com uma maior autoestima, pois vê reconhecidas as suas capacidades pela comunidade.

A cliente agradece a todos os intervenientes da A2000 que de uma forma ou de outra a ajudaram a alcançar o seu objetivo profissional.

“A2000 ajudou-me muito!”

“Tenho bastantes saudades das aulas, dos colegas e dos técnicos.”

Ana Augusto, Técnica da A2000

 ENTIDADE: Restaurante “Adega Guimarães”

Atividade: Restauração

Concelho: Peso da Régua

O Restaurante Adega Guimarães, é um dos mais antigos da cidade do Peso da Régua, contando já com cerca de 80 anos de existência. Este restaurante de carácter familiar privilegia a cozinha tradicional portuguesa. Com uma sala de refeições confortável para cerca de 50 pessoas, confeciona os mais diversos pratos tradicionais (posta, tripas, bacalhau assado…). Possui ainda uma equipa familiar que prima por um atendimento simpático e eficaz.

O primeiro contacto com a Paula, ocorreu através da formação prática em contexto de trabalho no âmbito da medida de Apoio à Colocação, através do Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP) da A2000.

Segundo o Sr. Raul, proprietário do restaurante, as expectativas que inicialmente possuíam em relação à cliente, foram satisfeitas. A Paula ao longo da FPCT foi evoluindo favoravelmente, mostrando-se bastante educada e assertiva, e realizando com algum dinamismo e proatividade as tarefas propostas, o que permitiu a evolução das suas competências e o seu enquadramento profissional na entidade.

Após a integração profissional, foi possível observar uma mudança positiva no seu desempenho, estando a cliente mais realizada e feliz, contudo ainda é necessário suprimir algumas lacunas e dificuldades de forma a potenciar o seu desempenho.

De realçar, que a entidade possui experiência com este público-alvo, tendo já recebido várias pessoas em formação em contexto real de trabalho, pois consideram um dever da sociedade, ajudar os outros.

Com esta experiência a entidade cumpre o seu dever de responsabilidade social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da cliente e para a inserção na comunidade.

 Ana Augusto, Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content