Integrações Profissionais

Luís Rodrigues

Recentemente integrado profissionalmente na Junta de Freguesia do Pinhão, Luís Rodrigues, de 59 anos, residente no Pinhão, frequentou os serviços da A2000.

Depois de vários anos a trabalhar na viticultura, o Luís sofreu um acidente, que lhe provocou um traumatismo crânio encefálico, tendo a partir dessa altura ficado desempregado, por já não cumprir com eficácia as suas tarefas.

Dependente do Rendimento Social de Inserção (RSI) e com poucas competências académicas e profissionais foi aconselhado pela Equipa de RSI de Alijó, a recorrer ao Centro de Recursos da A2000 de forma a solucionar o seu problema de emprego e ser acompanhado por uma equipa especializada.

Com a inscrição no serviço de Emprego de Vila Real e posterior encaminhamento para a A2000, frequentou a Medida de Apoio à Colocação durante 12 meses. Tendo efetuado neste âmbito formação prática em contexto de trabalho (FPCT) na Junta de Freguesia do Pinhão.

O Luís Rodrigues desempenha tarefas relacionadas com a limpeza, manutenção e varredura de ruas e espaços envolventes ao cais e praia da freguesia, principais locais turísticos da vila.

O Luís iniciou o acompanhamento pelo Centro de Recursos da A2000 em 2016, tendo ao longo deste percurso evidenciado uma evolução positiva no seu desempenho pessoal e profissional. Sempre se mostrou muito motivado e empenhado no desempenho das suas tarefas, reconhecendo esta oportunidade como uma mais valia para a melhoria da sua qualidade de vida e reconhecimento social das suas capacidades.

Desta forma, a entidade possibilitou-lhe uma integração profissional através da medida de apoio ao Emprego “Contrato Emprego Inserção +”.

Para o Luís, esta integração permitiu-lhe ser reconhecido pela comunidade, “pagar as suas contas e conseguir poupar um pouco para poder dar um presente à sua filha e netas”.

O cliente agradece à “A2000” na pessoa da Técnica de Acompanhamento Ana Augusto, que sempre o acompanhou ao longo desta jornada e ainda a todos os membros da junta de freguesia, em especial à Dr.ª Sandra e D. Isabel por acreditarem nas suas potencialidades.

 “ Muito obrigado por tudo!”

 Entidade: Junta de Freguesia do Pinhão

Atividade: Administração Local

Concelho:  Alijó

 O Pinhão é uma freguesia do concelho de Alijó, com 300ha de área e 648 habitantes. A Vila encontra-se situada na coração da Região Demarcada do Douro, e é ladeada pelos rios Douro e Pinhão, situando-se deste modo na rota do Vinho do Porto. A sua paisagem está classificada pela UNESCO como património cultural da humanidade.

O primeiro contacto profissional desta junta de freguesia com o Luís ocorreu durante a formação prática em contexto de trabalho (FPCT), no âmbito da Medida de Apoio à Colocação, através do Centro de Recursos para a Inclusão Profissional da A2000.

Segundo os responsáveis da Junta de Freguesia, as expectativas que inicialmente possuíam foram superadas. A aceitação do Luís na entidade, foi encarada como apenas uma ocupação do seu tempo livre, mas rapidamente se destacou a sua motivação e empenho na realização das tarefas propostas, apesar da sua incapacidade.

Com a passagem da FPCT, para a integração profissional através da Medida – Contrato Emprego Inserção +, “o cliente sente-se mais feliz e realizado, por se sentir ativo e contribuir para que a vila que ele tanto gosta esteja mais limpa e asseada, o que permitiu a melhoria da suas capacidades e comportamentos”.

Para os responsáveis da Junta do Pinhão, está foi uma experiência positiva, referiram, aliás, que com o auxílio da A2000, ficaram mais alertas para a temática das pessoas com deficiência e incapacidade.

Por fim, a A2000 assumiu um papel fundamental neste processo acompanhando sempre o Luís na sua adaptação e integração na entidade.

Ana Augusto, Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content