Integrações Profissionais

Rui Afonso, antigo formando da A2000

O Rui Afonso é um antigo formando da A2000 que se encontra atualmente integrado na Padaria Fernandes & Fernandes, Lda., uma bem conhecida padaria da freguesia de Parada do Pinhão, no concelho de Sabrosa.

Após ter tirado o curso de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade na A2000, o Rui encontra-se agora a concretizar um sonho profissional, como o próprio confessa. “Desde há muito tempo que queria ser padeiro e trabalhar nesta área. Gosto deste tipo de trabalhos e de tudo o que envolve esta profissão e, por isso, sinto-me muito bem aqui, a tentar aproveitar a oportunidade que me foi dada”, começou por dizer, antes de enumerar as tarefas que realiza na empresa. “Na padaria, faço várias tarefas, desde logo no apoio à confeção e decoração de bolos e no processo de cozedura e retirada do pão do forno. Também faço todas as atividades de limpeza necessárias, como lavar os utensílios de cozinha e os equipamentos, varrer e limpar bem o chão e esvaziar os cestos do lixo para os contentores indicados”, explicou.

Outro dos aspetos sublinhados pelo Rui foi a satisfação com o ambiente de trabalho em que está inserido e os benefícios que a sua atividade profissional está a ter na sua vida. “Esta empresa é para mim quase uma família, em que sou muito bem tratado e apoiado por todos os colegas. É um trabalho de que gosto e que me ajuda a viver com outra alegria, além de me permitir pensar em cumprir certos objetivos que não tinha anteriormente possibilidade de cumprir, como tirar a carta de condução. Por isso, muito tenho a agradecer à A2000 que, além de me ter preparado bem para o mercado de trabalho, ajudou-me a encontrar a oportunidade que eu desejava”, concluiu.

Para Levi Fernandes, da Padaria Fernandes & Fernandes, Lda., a evolução das capacidades do Rui tem sido muito significativa e a satisfação com a sua prestação é grande. “Quando o Rui iniciou o seu trajeto na nossa empresa, a expectativa era mais no sentido de o ajudar a desenvolver competências. Todavia, com alguma paciência e dedicação, fomos instruindo o Rui em algumas tarefas de maneira a adaptar-se ao local onde se encontra a trabalhar. Ao longo deste período verificou-se que o Rui, com esta experiência, foi adquirindo responsabilidade, autonomia e novas amizades, sendo que desde o início sempre se relacionou bem com os colegas. Nota-se que vem para o local de trabalho satisfeito e sempre disponível para ajudar. Contudo, sentimos que ainda tem alguma dificuldade em ouvir ou interpretar certas opiniões e conselhos, tanto a nível profissional como pessoal, mas ao longo do tempo tende a melhorar”, referiu.

Para Levi Fernandes, a empresa mostra satisfação por contribuir para a integração de pessoas com deficiência ou incapacidade e garante que se trata de um processo que traz mais-valias à organização. “Sem dúvida que esta experiência é uma mais-valia para nós. Para além de nos sentirmos bem em acolher este tipo de situações, também lhes estamos a dar uma oportunidade que acima de tudo lhes dá mais autonomia. Neste caso concreto, vamos sentindo ao longo do tempo que o Rui se vai adaptando a certas tarefas que ficam à responsabilidade dele. Por algum motivo que o Rui falte, verificamos realmente a importância dele na realização dessas mesmas tarefas”, afiançou, além de elogiar o trabalho da A2000 neste trabalho de integração. “A A2000 é muito importante para o desenvolvimento deste público-alvo e, acima de tudo, abre portas para o mundo profissional. A integração no mundo do trabalho faz com que estas pessoas desenvolvam competências ao nível da interação, comunicação e relação com a comunidade em geral. Muitas das vezes este público caracteriza-se por pessoas bastante reservadas, que até se podem sentir um pouco de parte em relação à sociedade. Com este tipo de interação, tudo isso se altera e nota-se bastante a evolução ao longo do tempo, pois as pessoas ficam mais capazes”, considerou.

Gonçalo Novais e Ana Augusto, Técnicos da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content