Integrações Profissionais

Ricardo Pinto

Ricardo Pinto, de 22 anos de idade, frequentou dois serviços da A2000 e atualmente encontra-se integrado profissionalmente na Adega Cooperativa de Mesão Frio.

Após terminar a escolaridade e sem perspetivas de emprego, realizou formação profissional na A2000, tendo concluído o curso de “Auxiliar de Serviços Gerais”. Posteriormente, foi encaminhado para o Centro de Recursos para a Inclusão Profissional da A2000 (CRIP), para a medida IAOQE (Informação, Avaliação e Orientação para a Qualificação e Emprego), através do serviço de Emprego de Vila Real.

Neste âmbito realizou estágio na Adega Cooperativa de Mesão Frio, entidade com quem já tinha contactado durante a Formação Prática em Contexto de Trabalho que realizou durante o curso de formação profissional. Na entidade desenvolveu tarefas relacionadas com a lavagem do vasilhame, apoio ao processo engarrafamento, rotulagem de garrafões, embalagem/acondicionamento de produtos, reposição de produtos em falta no posto de vendas e por último, a limpeza e organização das instalações/armazém. 

Ao longo desta experiência, o Ricardo revelou um desempenho satisfatório, mostrando algum interesse e motivação pelas tarefas, assim como uma adequada integração na equipa de trabalho. Tudo isto conduziu a uma melhoria das suas competências pessoais e profissionais, tendo a Adega Cooperativa proporcionado a sua integração profissional através da medida “Estágio Inserção”.

Para o Ricardo esta integração tornou-o mais responsável e concentrado, além de lhe ter proporcionado um rendimento mensal, que lhe vai permitir ajudar os seus pais que atualmente se encontram desempregados.

Por último, o cliente afirma que a A2000 foi muito importante no seu percurso, “é uma instituição repleta de pessoas boas, sempre prontas a ajudar no que precisamos”. Guardo, sem dúvida, boas recordações.

Ana Augusto, Técnica da A2000

Entidade: Adega Cooperativa de Mesão Frio

Atividade: Produção de Vinhos

Concelho:  Mesão Frio

Fundada em 1950, a Adega Cooperativa de Mesão Frio é a mais antiga e, uma das mais importantes adegas cooperativas da região Duriense, que se dedica à produção do vinho do Porto, mas também de vinhos brancos, tintos e rosés, acompanhando assim a dinâmica do mercado. Constituída por meio milhar de associados, produz anualmente mais de dois milhões de litros de vinho, embora tenha um capacidade instalada de vinificação para 4 milhões.

O primeiro contacto profissional desta adega com o cliente ocorreu durante a formação profissional para pessoas com deficiência ou incapacidade, tendo a entidade proporcionado uma continuidade da intervenção com o término da formação, através do Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP), no sentido de aperfeiçoar as suas competências profissionais e efetivar a integração na entidade.

Para o Eng.º Pedro Kendall, um dos responsáveis da entidade, “a A2000 tem sido muito importante na vida do Ricardo, pois permitiu-lhe ser incluído ativamente no mercado de trabalho e na sociedade”.

“As expectativas que possuíamos em relação ao Ricardo foram satisfeitas. O cliente ao longo das experiências de trabalho foi evoluindo favoravelmente, realizando com maior qualidade e autonomia as tarefas solicitadas, o que permitiu a evolução das duas competências profissionais e a sua integração profissional.”

Após a integração profissional, foi possível observar no cliente uma mudança positiva no seu comportamento. Para o Eng.º Pedro Kendall é visível que está mais responsável e autónomo, contudo ainda é necessário suprimir algumas lacunas e dificuldades de forma a potenciar o seu rendimento de trabalho.

Com esta experiência a entidade cumpre o seu dever de responsabilidade social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do cliente e para a sua inserção na comunidade.

Ana Augusto, Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content