Integrações Profissionais  

Gorete Teixeira e Kelly Fernandes encontram-se profissionalmente integradas na Câmara Municipal de Murça.

Após serem apoiadas pelo Centro de Recursos para a Inclusão Profissional no âmbito de Apoio à Colocação, onde puderam desenvolver competências profissionais através da realização de experiências em posto de trabalho.

A Gorete exerce funções nos jardins, e depois de algum receio inicial, a adaptação parece estar a correr bem. “A minha tarefa é cuidar dos jardins, sachar, arrancar ervas, entre outros serviços. Estou muito contente com este trabalho e esta oportunidade, e quero muito mostrar as minhas capacidades para ter possibilidades de cá ficar no futuro, e penso que os responsáveis têm ficado satisfeitos com o que estou a fazer, apesar de estar cá há pouco tempo e estar ainda a aprender várias coisas. Confesso que no início estava com medo de vir porque tinha receio de não saber fazer bem as minhas tarefas, mas depois da insistência das técnicas da A2000 e do CLDS de Murça, vim experimentar e a verdade é que fiz a melhor escolha. Agradeço muito por isso à A2000 e à Câmara Municipal de Murça por terem acreditado em mim, e ajudarem-me a ter esta oportunidade”.

Por seu turno, a Kelly também parece estar satisfeita no trabalho que desenvolve na residência de estudantes. “Na residência de estudantes, trato de tarefas como limpar o pó, passar a roupa e lavar o chão, isto nos quartos. Também ajudo no refeitório a limpar os talheres e as bancadas. É um local onde me sinto muito bem e realizada, no qual tenho bastantes amigos entre os colegas e excelentes superiores, e que me permite ajudar a minha família com o meu salário. Depois de já ter estado na Biblioteca Municipal e na Universidade Sénior, fiquei algum tempo à espera de uma nova oportunidade por causa da pandemia. Agora que finalmente voltei a trabalhar, estou muito feliz porque sempre estou a aprender tarefas novas, em vez de estar em casa”, sublinhou.

Já há bastante tempo que a Câmara Municipal de Murça e o seu Executivo liderado por Mário Lopes se têm empenhado na concretização de políticas públicas mais inclusivas no concelho, e ao falar destas duas integrações a vereadora Vilma Pereira enalteceu a forma bem conseguida como decorreram as mesmas. “É muito gratificante para nós saber que a Gorete e a Kelly estão integradas no mercado de trabalho. É uma oportunidade e um estímulo para ambas, poderem ver o seu trabalho e esforço reconhecidos. Ambas integraram-se muito bem nos serviços que lhes foram dados, e a receção por parte das colegas de trabalho foi ótima, sempre disponíveis em colaborar e auxiliar. Sem o apoio da A2000 não seria possível a integração da Gorete e da Kelly, sendo esta Associação um parceiro indispensável neste processo de tornar mais inclusiva a nossa comunidade e o nosso concelho, no âmbito das oportunidades que se pretendem ver criadas à realização profissional destes nossos concidadãos. Quando assumimos as nossas funções autárquicas, tivemos a intenção de fazer da área social uma referência positiva no nosso trabalho, e é muito bom sentir que já começam a existir excelentes casos de sucesso ao nível das integrações de pessoas com deficiência ou incapacidade no mercado de trabalho”.

Gonçalo Novais, Ana Augusto, técnicos da A2000

Notícias Relacionadas

ANDEBOL ADAPTADO

22 de Julho, 2022

I PASSEIO TT VINDIMAS DO DOURO

11 de Julho, 2022

Doador do mês de julho

10 de Julho, 2022
Skip to content