Integrações Profissionais

Julieta Rei e Magda Gonçalves

Magda Gonçalves e a Julieta Rei residentes em Murça, foram acompanhadas pelos Serviços da A2000. Depois de terem sido encaminhadas pelo Serviço de Emprego de Vila Real para Apoio à Colocação, ambas realizaram uma experiência laboral através no âmbito do Centro de Recursos para a Inclusão Profissional da A2000.

Para a Magda, de 39 anos de idade, esta experiência está a ser profundamente positiva, uma vez que, com o apoio da A2000, conseguiu reintegrar-se com sucesso no mercado de trabalho e desenvolver competências essenciais para a obtenção de um emprego. Já Julieta, de 35 anos, afirma que, embora a residência de estudantes não tenha sido a sua primeira escolha para realizar uma experiência laboral, está atualmente muito satisfeita com tudo o que tem aprendido e o que pode aplicar na sua vida.

Na perspetiva do Vice-Presidente José Santos, as colaboradoras Magda Gonçalves e Julieta Rei estão perfeitamente integradas e a desempenhar as suas funções de forma muito competente no Município de Murça, através de um Contrato Emprego Inserção+ para pessoas com deficiência ou incapacidade.

Magda Gonçalves está a desempenhar funções no Agrupamento de Escolas de Murça, onde tem a responsabilidade de cuidar da limpeza do espaço escolar e prestar apoio diverso. Magda adaptou-se muito bem ao exercício das suas funções e tem tido um comportamento e relação interpessoal muito positiva, mostrando-se respeitadora, pontal e assídua.

O Município de Murça em articulação com o Agrupamento de Escolas de Murça tem acompanhado todo o desenvolvimento profissional da Magda Gonçalves. Em nome do Executivo Municipal, José Santos refere que o “nosso foco é valorizar profissionalmente a Magda dando-lhe tarefas que a capacitem para integrar futuramente o mercado de trabalho”.

Julieta Rei está a fazer o seu percurso profissional e de aprendizagem enquadrada na equipa da Residência de Estudantes de Murça. As suas funções vão desde o apoio à limpeza de espaços, à organização dos dormitórios. Sempre que necessário, e com a supervisão de um profissional, a Julieta dá apoio na cozinha na preparação e confeção de alimentos.

O Executivo Municipal e a Residência de Estudantes têm como principal objetivo capacitar a Julieta, para que ganhe aptidões no domínio da gestão doméstica principalmente. Para José Santos, é fundamental o trabalho realizado com Julieta Rei, pois esta desempenha, em contexto de trabalho, tarefas que lhe permitem adquirir capacidades para colocar em prática diariamente na gestão do seu lar. No campo interpessoal a Julieta Rei é respeitadora com todos os colaboradores e estudantes da Residência de Estudantes de Murça.  

No que respeita ao acompanhamento, por parte da A2000 nestes processos de integração profissional de pessoas com deficiência e incapacidade, o Município de Murça está muito satisfeito. José Santos salienta a forma humana e profissional da equipa técnica na gestão do acompanhamento, assim como a sua disponibilidade total com as clientes e com as próprias instituições. Salienta ainda que o Município de Murça assegura um compromisso muito sério no acompanhamento e integração de pessoas com deficiência e/ou com algum tipo de incapacidade para o trabalho, reforçando que em Murça “há lugar para todos”. Conclui José Santos queé prioridade deste executivo, promover políticas sociais integrativas onde se promova uma verdadeira coesão social” .

Ana Augusto, Técnica do CRIP

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content