INTEGRAÇÕES PROFISSIONAIS

Hélder Silva; Paulo Rodrigues; Filipe Lopes; Marta Pintor; Luís Machado, presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião

Município de Santa Marta de Penaguião

A Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião está em destaque na inclusão socioprofissional de quatro pessoas com deficiência e incapacidade (PCDI), que foram antigos formandos da A2000. Esta autarquia tem também acolhido vários estágios de formação.

Hélder Silva, jovem de 25 anos, é um dos novos colaboradores, recentemente integrado ao abrigo de um Contrato de Emprego-Inserção + (CEI+). Encontrou a sua oportunidade no Município após ter passado pela medida de Apoio à Colocação do Centro de Recursos da A2000. Nas suas declarações, o Hélder explicou quais as suas funções e agradeceu o apoio da A2000 para que a oportunidade se tornasse realidade. “As minhas tarefas passam por apoiar os meus colegas nos trabalhos de manutenção e limpeza das ruas. Graças a este trabalho, consigo comprar as minhas coisas e ajudar no que for necessário, o que é bom para a minha vida porque, se não fosse esta oportunidade, estaria em casa sem qualquer ocupação. Agradeço o apoio que a A2000 me deu, que permitiu que eu tivesse esta possibilidade de trabalhar”.

Aos 45 anos, Paulo Rodrigues também encontrou na autarquia penaguiense uma «porta aberta» para uma nova oportunidade profissional e, nas suas declarações, enalteceu a importância financeira e emocional que ter um trabalho representa para a sua vida. “O meu trabalho é muito variado, e faço tudo o que aparece e é necessário, desde a limpeza das ruas ou a realização de diversas reparações na via pública e nos espaços, porque é a área em que gosto de trabalhar. Além disso, o dinheiro que ganho ajuda-me a ter uma vida mais estabilizada e traz-me uma maior auto-estima, porque sinto que sou útil à sociedade. Tudo isto foi possível graças ao trabalho da A2000. Guardo boas recordações e tenho muitas saudades dos tempos que passei na Associação e, ainda hoje, não só recomendo como divulgo tudo o que a A2000 faz nas redes sociais, pela ajuda que dá a quem quer ter uma oportunidade”, vincou, ele que frequentou uma formação idêntica à do Hélder.

Também com o mesmo curso dos dois ex-formandos anteriores, Filipe Lopes iniciou funções no Município em novembro do ano passado, e destaca o gosto pelo trabalho que faz e a boa relação com os colegas, embora confesse ter muitas saudades dos tempos de formação. “O meu trabalho é sobretudo na área da jardinagem, a tratar das plantas, cortar a relva, tirar as ervas daninhas e limpar esses espaços. Gosto do que faço e a minha relação com os colegas é muito boa, além de que receber um ordenado ajuda-me bastante nas minhas despesas. Confesso que tenho muitas saudades dos tempos de formação na A2000, onde me dava muito bem com os colegas e formadores, mas também quero continuar a trabalhar e receber o meu ordenado, que é muito importante para a minha vida”.

Marta Pintor é outra das colaboradoras integradas no âmbito da medida CEI+, encontrando-se a apoiar os serviços do Grupo Cultural e Desportivo de Sever. “Estou a prestar apoio ao Grupo Cultural e Desportivo de Sever, a fazer limpezas, a servir ao balcão e a ajudar nas tarefas que me são pedidas no dia-a-dia. Sinto muito a diferença de ter ou não ter um salário na minha qualidade de vida e, nesse aspeto, o apoio da A2000 tem sido muito importante, por todo o apoio que me tem dado ao longo destes anos. Recomendo a toda a gente os serviços da Associação, até pela importância que já tiveram na minha própria vida”, frisou.

Satisfeito com a integração destes colaboradores está Luís Machado, presidente da Câmara Municipal que, nas suas declarações, reforça a importância da contratação de pessoas com deficiência e incapacidade pelas autarquias, referindo que a legislação específica devia de ser mais ajustada às necessidades das pessoas e das autarquias.

O autarca penaguiense elogiou o rendimento dos colaboradores integrados, frisando mesmo que “estão a exceder as expectativas”, e vincou a importância da parceria com a A2000 no domínio da inclusão socioprofissional desta população. “A nossa parceria com a A2000 tem sido extraordinária e o trabalho da Associação tem sido muito valioso. É um trabalho que tem um impacto profundo na vida dos seus utentes e respetivas famílias e que se tem mostrado bem-sucedido nas oportunidades que têm sido dadas. É uma colaboração sem dúvida a manter, até porque queremos corresponder às necessidades e expectativas deste público e, neste sentido, estamos muito agradecidos pelo caminho que temos percorrido neste domínio, juntamente com a A2000”.

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content