Integrações profissionais

Telmo Almeida e André Correia; imagens do edifício da Câmara Municipal e do Posto de Turismo de Santa Marta de Penaguião

O André Correia de 35 anos e Telmo Almeida de 30 anos, ambos residentes no concelho de Santa Marta de Penaguião, ficaram integrados profissionalmente desde fevereiro de 2020, na Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião.

Um pouco sem grandes expetativas de emprego, ambos frequentaram formação profissional na A2000, onde concluíram com sucesso o curso de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade.

Posteriormente foram encaminhados para o Centro de Recursos para a Inclusão Profissional, onde integraram a medida de Apoio à Colocação através do Serviço de Emprego de Vila Real. Neste sentido, realizaram Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) na mesma entidade, mas em diferentes locais, tendo em conta as suas preferências.

A entidade promoveu uma integração profissional através de uma medida de emprego – Contrato Emprego-Inserção + (CEI+), com a duração de 12 meses. Esta foi uma ótima forma de contemplar o esforço demonstrado por estes nossos clientes.

O André foi integrado no posto de turismo, dando continuidade à prática que já vinha desenvolvido no decorrer da formação profissional. No seu local de trabalho, desempenha diversas funções nomeadamente o atendimento ao público e a reposição de materiais (panfletos, papel, entre outros). O cliente afirma que esta integração lhe permitiu sentir-se mais útil à comunidade, realizar uma função que gosta e que lhe dá ânimo e alegria e permitiu-lhe adquirir novas competências e melhorar hábitos de trabalho como a pontualidade e trabalhar em equipa. Da sua passagem pela A2000 o André recorda as amizades, a ajuda e todo o carinho que recebeu por parte de toda a equipa técnica. Agradece a cada técnico todo o empenho que tiveram para com ele e recordará para sempre a associação.

Por conseguinte, o Telmo Almeida desenvolve o seu trabalho no gabinete de informática do município, local este já seu conhecido, onde realiza as tarefas voltadas para a área da informática como por exemplo a formatação de computadores, instalação de periféricos (discos externos), atualizações do software/ antivírus e instalação de programas do Office. Para o Telmo esta integração foi muito importante pois melhorou a sua independência financeira e permitiu-lhe estar a desempenhar um trabalho que se identifica bastante. O cliente agradece toda a disponibilidade e apoio, não só por parte dos técnicos, como por parte de todos os que constituem a A2000. Refere ainda que sente saudades de todos e descreve a associação como “formidável”.

Vanessa Rualde, Técnica de Reabilitação

Entidade: Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião

Atividade: Administração Local

A Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião colaborou desde sempre na formação de competências dos formandos da A2000, promovendo a sua integração socioprofissional. Segundo a Sr.ª Vice-Presidente do Município – Dr.ª Sílvia Silva, “a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento tem desempenhado um papel de excelência junto deste público, melhorando as suas competências pessoais e profissionais, proporcionando por esta via a sua inserção no mercado de trabalho e consequentemente a sua plena integração na sociedade”.

Os primeiros contactos profissionais da entidade com o André e com o Telmo foi durante a formação profissional, onde desenvolveram a formação prática em contexto de trabalho. Aquando da entrada deles para o Centro de Recursos para a Inclusão Profissional, mais concretamente na medida de Apoio à Colocação, a Câmara aceitou promover mais esta parceria e assim permitiu que continuassem a desenvolver competências nas suas instalações. Para a Dr.ª Sílvia, “as expectativas sempre foram muito positivas. O Município de Santa Marta de Penaguião tem integrado vários formandos em contexto de Formação Prática em Contexto de Trabalho e todos eles têm correspondido perfeitamente às funções que lhe estão destinados, demonstrando toda a competência e profissionalismo de todos os colaboradores da A2000, na preparação dos seus formandos para que estes possam ser bem-sucedidos nos locais em que são integrados.” Considera ainda que “a evolução dos formandos foi evidente, quer do ponto de vista do relacionamento interpessoal, quer no exercício das funções que lhe estavam destinadas. Verificámos uma progressão clara ao nível da sua autoconfiança, tornando-se assim uma mais-valia para o Município de Santa Marta de Penaguião.”

A Sra. Vice-Presidente considera que esta experiência é efetivamente uma mais valia para a Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, pois “para além de permitir melhorar a qualidade do serviço prestado pelo Município de Santa Marta de Penaguião, também contribuiu para acrescentar experiência e consequentes capacidades profissionais dos jovens do nosso concelho.” Salienta que “é da responsabilidade do Município contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos os Munícipes, cumprindo assim mais uma vez a sua Missão, que é trabalhar para que as pessoas possam viver bem e felizes.”

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content