Integrações Profissionais

André Cardoso no local de trabalho

André Cardoso, de 26 anos de idade, encontra-se atualmente integrado profissionalmente na Quinta da Comba, Sabrosa.

Após terminar a escolaridade e sem perspetivas de trabalho, realizou formação profissional na APPACDM de Sabrosa, tendo concluído com êxito o curso de Jardinagem. Posteriormente foi encaminhado para o Centro de recursos para a Inclusão Profissional da A2000 (CRIP), para a medida de Apoio à Colocação através do Serviço de Emprego de Vila Real, tendo a APPACDM de Sabrosa e a A2000, trabalhado em parceria, de forma a incluir profissionalmente o cliente. 

Neste âmbito realizou Formação Prática em Contexto de Trabalho na Quinta da Comba, entidade com quem já tinha contactado durante o curso de formação profissional. Na entidade desenvolveu tarefas relacionadas com a limpeza manual e mecânica de terrenos, carregamento e descarregamento de matérias-primas, produtos e outros materiais, colaboração na realização de podas e enxertias das videiras; apoio na realização das tarefas de desinfeção, fertilização e proteção da cultura da vinha, auxilio na aplicação de produtos fitofarmacêuticos e colheita manual das uvas e azeitona. 

Ao longo desta experiência, o André revelou um desempenho satisfatório, mostrando algum interesse e motivação pelas tarefas desenvolvidas e adequada integração na equipa de trabalho. Tudo isto conduziu a uma melhoria das suas competências pessoais e profissionais tendo a entidade proporcionado a sua integração profissional através da medida “Estágio Inserção” com a duração de 12 meses. 

Para o André, esta integração é uma mais-valia, pois além de ter um rendimento mensal, sente-se realizado e incluído na comunidade envolvente.

Por último, o cliente agradece a toda a equipa da APPACDM e A2000 o apoio que recebeu nesta jornada. 

Entidade: Quinta da Comba

Atividade: Viticultura

Concelho: Sabrosa

A Quinta da Comba, localizada em Sabrosa é propriedade do empresário, José Joaquim Dinis, há mais de 30 anos, dedicando-se esta à produção de vinho e azeite. 

O primeiro contacto profissional do empresário com o cliente, ocorreu durante a formação profissional na APPACDM, tendo a entidade proporcionado uma continuidade da intervenção com o término da formação, através do CRIP, no sentido de aperfeiçoar as suas competências profissionais e efetivar a integração na entidade.  

Para o Sr. Dinis, as instituições de apoio a este público são de grande importância, pois permite que os clientes estejam ocupados e integrados na comunidade envolvente. Refere ainda que lhe entristece a forma como os organismos públicos encaram estas entidades, pois são tratadas apenas como um número, não olhando para as suas dificuldades e potencialidades.  

A expectativa que possuía em relação ao André foram satisfeitas. O cliente ao longo das experiências de trabalho foi evoluindo favoravelmente, realizando com maior autonomia as tarefas propostas, o que permitiu a progressão das competências e capacidades.

Após, a integração profissional, é possível constatar uma mudança positiva no André, estando mais satisfeito e envolvido.

Com esta integração profissional, a Quinta da Comba, cumpre o seu dever de responsabilidade social, contribuindo para a melhoria da das condições de vida do cliente. 

Ana Augusto, Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content