Integrações Profissionais

Telma Igreja no local de trabalho com um cliente

A integração no mercado do trabalho é um processo complexo e desafiante, tendo como objetivo apoiar a inserção dos nossos formandos no mercado de trabalho, não descurando nunca o aconselhamento, o acompanhamento e a orientação.

Nesta edição Viver e Aprender vamos apresentar a percurso da Telma Igreja.

A Telma frequentou o curso Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade na A2000 em Armamar.

Terminado o primeiro ano de formação em sala seguiu-se um ano de formação prática em contexto de trabalho (FPCT). Nesse momento os formandos são ouvidos sobre as suas preferências laborais e tentamos que realizem FPCT num local do seu agrado. 

No caso da Telma, a FPCT foi realizada no Cabeleireiro NVP Lda., área de trabalho sugerida pela formanda.

No cabeleireiro a Telma exerce a função de auxiliar de cabeleireiro: na parte do homem lava cabelos e faz cortes simples; já na parte das mulheres lava e pinta cabelos, faz a pré-secagem, etc.

Quando questionada sobre a importância da A2000 na sua formação escolar e profissional a resposta da Telma é emotiva: “A A2000 teve um papel fundamental na minha vida, porque para além da formação em sala, em que adquiri muitas competências – aprendi a ler e escrever, a A2000 ajudou-me a encontrar um trabalho e continua ajudar-me, pois disponibiliza os técnicos para me apoiarem sempre que eu necessito.” Para a formanda a integração na entidade proporcionou uma grande mudança na sua vida – “pois ganho um ordenado, que permite que eu tenha uma vida orientada”, diz a formanda. Acrescentando ainda que ganhou novas amizades, que valoriza muito, pois pode contar com as pessoas sempre que precisa, e isso para a Telma é o mais importante. 

As recordações que a Telma guarda da A2000 são fundamentalmente das pessoas: dos formadores, dos técnicos que lá trabalham, que a ajudaram sempre que necessitou e, dos colegas, todos lhes proporcionaram “momentos muito bons, que vou guardar para a vida inteira”.

Entidade: NVP. Lda. 

Atividade: Cabeleireiro 

Concelho: Armamar 

Para o Sr. Nuno Pinto, sócio-gerente da entidade, a A2000 tem importância na região pois divulga, integra e trabalha em prol das Pessoas com Deficiência e Incapacidade. 

Segundo o Sr. Nuno as expetativas iniciais, em relação à Telma, eram poucas, pois a formanda não tinha qualquer experiência na área. Mas, ao longo do tempo a Telma mostrou ser capaz, tendo tido uma evolução considerável tanto a nível profissional, como a nível pessoal “a Telma cresceu bastante”, confessa o sócio-gerente da NVP Lda.

Questionado sobre a mais-valia desta experiência para a entidade, o Sr. Nuno reconhece a importância de ter recebido a Telma na sua entidade, pois esta ajuda bastante nas tarefas do cabeleireiro e cria muito bom ambiente no trabalho. 

Armando Oliveira, 

Técnico de Acompanhamento e Inserção

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content