Integrações Profissionais – Município de Tabuaço

Cartaz com foto do edifício da Câmara Municipal de Tabuaço e logotipo institucional

Em Tabuaço, a inclusão social e profissional de pessoas com deficiência e incapacidade (PCDI) é vista como uma das maiores «obras» do concelho.

Concelho em que a autarquia local tem sido uma parceira estratégica extremamente relevante da A2000 nos últimos anos, Tabuaço encara o trabalho em prol da igualdade de oportunidades como uma missão para a qual o presidente da Câmara Municipal, Carlos Carvalho, parte com verdadeiro sentido de dever. “Os tempos difíceis que atravessamos levaram-nos a ser mais sensíveis face às dificuldades que muitas pessoas com certas limitações sentem diariamente, e que nos podem passar despercebidas. Ora, a inclusão e a igualdade de oportunidades sempre foram temas importantes para nós, desde que assumimos a governação municipal em 2013, e as inúmeras oportunidades de experiência profissional e integração no mercado de trabalho que esta nossa parceria com a A2000 tem propiciado aos nossos munícipes tem sido das mais importantes «obras» que temos construído”, asseverou.

Nas suas declarações, o autarca apontou ainda os benefícios de todo este trabalho inclusivo e da forma como o mesmo se reflete na sociedade. “A integração de várias pessoas com deficiência e incapacidade deve-se muito ao trabalho que a A2000 tem desenvolvido connosco. Este processo de inclusão também traz ganhos para a organização, na medida em que conseguimos suprir algumas carências de recursos humanos na autarquia, para não falar do sentimento de realização pessoal e profissional que traz para as próprias pessoas integradas. Daí que eu queira sublinhar o fantástico trabalho da A2000 dentro de uma área tão específica no domínio da ação social que é a integração destas pessoas no mercado de trabalho”, sublinhou.

Entre as pessoas já integradas pela autarquia, encontra-se Marisa Sequeira que, nas suas declarações, ressalvou a importância fundamental do trabalho que tem na promoção de maior estabilidade e sustentabilidade à sua vida e elogiou o papel da A2000 para tornar possível esta oportunidade. “Gostei muito da formação e aprendi muito graças à A2000. Antes de trabalhar aqui na Câmara, estive a estagiar num lar, onde aprendi muito e tive o apoio dos técnicos da Associação, que sempre estiveram disponíveis para me ajudar. Recomendo a A2000 a quem quiser ter uma oportunidade, e quem tiver a possibilidade de ser apoiado pela A2000 que aproveite, porque as formações ajudam-nos a crescer como pessoas”.

David Amaral é outro dos colaboradores integrados com um CEI+ e, nas suas palavras, destacou o impacto da atividade profissional que exerce sobre o seu dia-a-dia. “Este já é o segundo contrato que tenho com a Câmara de Tabuaço, e tem sido uma oportunidade muito importante na minha vida, porque me trouxe maior poder de compra e uma qualidade de vida e um sentimento de bem-estar superiores aos que já tinha. A todos os empresários, apelo a que deem oportunidades aos formandos que tenham passado pelos cursos da A2000, pois temos muitas capacidades para lhes mostrar”, vincou.

Após ter passado pela formação da A2000, mais concretamente pelo Curso 8 – Auxiliar de Serviços Gerais, e tendo realizado uma formação prática em contexto de trabalho (FPCT) na Câmara Municipal de Tabuaço, Mauro Andrade continua a desempenhar funções na autarquia, como cantoneiro, encarregue de funções de manutenção das vias públicas. Considerando a A2000 “muito importante” na sua integração profissional, o Mauro destacou o seu crescimento pessoal como algo marcante para si neste período. “Durante a minha formação, a Associação ajudou-me a desenvolver competências que levaram a que hoje pudesse ter uma vida profissional mais estável e a fazer aquilo que gosto. Levarei comigo para sempre o excelente convívio com os técnicos e as relações de amizade que criei com toda a gente da A2000”, frisou.

Com um percurso idêntico ao do Mauro, a Gracinda Clara está igualmente vinculada à Câmara Municipal com um CEI+, e é nas tarefas de jardinagem que tem as suas funções na estrutura. Nas declarações que proferiu, a Gracinda destacou as grandes mudanças que a sua vida sofreu, agora que está a trabalhar. “Graças às atividades que desempenho, sinto-me mais útil à comunidade. Com o meu trabalho, deixei de estar sempre em casa e passei a ter um ordenado para as minhas despesas. Agradeço à A2000 o facto de ter conseguido ficar a trabalhar, e pelo acompanhamento que me fazem em todos os aspetos. Fiz muitas amizades tanto com colegas como com técnicos, e guardo com muito carinho essa minha passagem pela formação”.

Integrado com uma medida idêntica de apoio ao emprego como os casos acima descritos, o Hélder Ferreira também está vinculado à autarquia de Tabuaço, e exerce funções como cantoneiro na freguesia do Pereiro (que compõe a atual União de Freguesias de Távora e Pereiro), sendo um elemento muito importante em tarefas como a manutenção dos jardins e espaços verdes, bem como dos caminhos e estradas da localidade. Hoje a trabalhar no mesmo local onde outrora fez a sua FPCT, o Hélder falou das significativas transformações que a sua vida atravessou em vários domínios. “Graças à A2000, tenho hoje um trabalho que me permite ganhar dinheiro para as minhas despesas, e que me faz sentir mais útil e reconhecido, além de me dar rotinas que facilitam a minha capacidade de organização perante as minhas tarefas, pois antes «perdia-me» um bocado a tentar ajudar em tudo o que podia, mas agora já consigo concentrar-me no que estou a fazer até concluir a tarefa que realizo. A A2000 levou-me a fazer novas amizades e a descobrir coisas que nunca tinha visto e hoje, graças ao apoio que me dão, sou um trabalhador cada vez mais capaz. Nunca me irei esquecer da A2000, e de tudo o que fez para me ajudar até agora!”, garantiu.

Os passos para uma sociedade mais inclusiva em Tabuaço estão a ser dados e a autarquia dá sinais ambiciosos de que esta será uma área de importância central na governação municipal, cujos efeitos já se fazem sentir na comunidade. Que seja o prenúncio de futuros grandes passos na integração socioprofissional de PCDI no concelho, e de um número cada vez maior de pessoas e famílias capazes de encontrar a sua felicidade e realização neste recanto magnífico do Douro!

Gonçalo Novais e Armando Oliveira, Técnicos da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content