Integrações Profissionais – Romeu Barreira

Romeu Barreira no local de trabalho; logotipo e entrada da empresa

Antigo formando da A2000 no curso de “Auxiliar de Serviços Gerais II”, Romeu Barreira, jovem adulto natural de Santa Marta de Penaguião, está integrado na empresa Magalhães & CA, conceituada empresa da região que há 25 anos presta serviços de excelência aos seus clientes nas várias vertentes do setor da distribuição de material elétrico e iluminação em toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Num percurso iniciado na empresa em 2019, o Romeu começou por ser encaminhado, após a conclusão do seu curso, para o Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP) da A2000 através da Medida de Apoio à Colocação do Serviço de Emprego de Vila Real e, no decurso desta medida, realizou na empresa a sua Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) que, após uma avaliação satisfatória do desempenho do formando, levou à realização primeiro de um Estágio Inserção e, atualmente, a uma medida mais estrutural como é um Contrato de Emprego Apoiado em Mercado Aberto (CEAMA).

Na empresa, o Romeu desempenha tarefas ligadas à organização e arrumação de mercadorias e à identificação e entrega dos produtos pedidos para os vários setores, e a melhoria da sua situação laboral na empresa é um dos aspetos que enaltece, agora que está integrado numa nova medida de emprego. “Há muito que queria ter um contrato de trabalho, e já estou a notar muitas mudanças em relação ao estágio. Recebo um salário maior, faço descontos para a Segurança Social, recebo subsídios de férias e Natal, tenho direito a férias e baixa médica, são aspetos que me dão mais estabilidade e permitem que eu consiga ter um nível de vida maior do que anteriormente”.

Nas suas declarações, o Romeu aproveitou para mostrar a sua gratidão com a oportunidade concedida. “O acompanhamento que a A2000 me deu na procura de trabalho foi bom. Graças ao apoio que tive por parte da Associação, estou hoje inserido no mundo do trabalho, mas o caminho foi longo e exigente. Agradeço muito à empresa Magalhães & CA, na pessoa do senhor Octávio Magalhães, pela oportunidade que me deu”, concluiu.

Para Octávio Magalhães, da empresa Magalhães & CA, foi gratificante assistir ao desenvolvimento das competências profissionais do seu colaborador, sem esquecer o importante papel da A2000 em todo o processo de integração. “As expectativas para a integração do Romeu eram muito baixas devido a experiências anteriores sendo que, quando ele chegou junto de nós, não apresentava grandes atributos para desenvolver as tarefas do armazém. Foi, por isso, bastante interessante a sua integração e, com a ajuda de todos, tornou-se possível facilitar a adaptação do Romeu à empresa ao ponto de ele se sentir completamente integrado, como família. A A2000 tem aqui um papel muito importante, na forma como desenvolve as capacidades de cada formando, promovendo responsabilidade e apoiando o aperfeiçoamento de competências para a integração no mercado de trabalho”, sublinhou.

Para o sócio-gerente da empresa, a integração profissional através de uma medida mais ambiciosa, como o CEAMA, traz benefícios tanto à vida do colaborador como à capacidade de adaptação da empresa a novos desafios. “Ao longo do trajeto que o Romeu desenvolveu na empresa, as mudanças foram muitas e com bastante significado.” Sendo um jovem bastante reservado, o Sr. Octávio refere que foi necessário investir no desenvolvimento das suas competências sociorelacionais para fomentar a qualidade de desempenho dentro da equipa de trabalho. “Foi um desafio diário, mas que valeu a pena. O Romeu é respeitador, amigo de todos e também é acarinhado e ajudado por toda a equipa Magalhães & Cª. Lda”, afiançou.

Entidade: Magalhães & CA, Lda.

Atividade: Comércio de Material Elétrico e Iluminação

Concelho: Vila Real

Ana Augusto e Gonçalo Novais, Técnicos da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content