Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil

Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil.

No âmbito das ações dirigidas prioritariamente aos agregados familiares de baixos rendimentos com jovens e crianças, o CLDS 4G Murça – Milhões de Esperanças desenvolve a atividade Oficina Família.com.

Esta atividade pretende, em parceria com as entidades locais , a realização de um ciclo de ações com o objetivo de clarificar os papéis, estatutos e direitos de cada elemento da família para que a comunicação entre eles seja mais eficaz, bem como a promoção de estratégias comunicativas de negociação e mediação quotidiana, para famílias e as suas crianças.

Neste âmbito, foi já realizado o workshop “Apoios Sociais para Famílias”, dinamizado pela Dr.ª Susana Batista, técnica da Segurança Social – Serviço Local de Murça, onde se partilhou com a comunidade os princípios e fundamentos por detrás do real objetivo inclusivo e empoderador dos apoios sociais.

Esta ação retratou com maior incidência o abono de família, transversal a todos os agregados, bem como o subsídio de educação especial, necessário num número significativo de crianças abrangidas por esta ação. Medidas como a proteção jurídica /fundo de garantia de alimentos, subsídios de assistência a filhos, e outros apoios enquadrados nestas terminologias de apoios familiares, foram igualmente abordadas.

A explanação desta informação visa a capacitação e autonomização das famílias para que possam, de forma independente, conhecer os seus direitos e procederem à análise das suas reais necessidades e enquadramento legal das mesmas.

Ao longo do ano, irão ser realizadas várias ações com o propósito maior de apoiar a mediação de conflitos familiares, em articulação com as equipas que intervêm com as famílias e/ou as suas crianças.

Mónica Germano, Assistente Social do CLDS 4G Murça “Milhões de Esperanças

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content