JULHO DE SENSIBILIZAÇÃO E EXPRESSÃO!

Atividades desportivas e artísticas com crianças e imagem de conferência

No presente mês, no que diz respeito ao Eixo I – Emprego, Formação e Qualificação, as técnicas do CLDS Murça Milhões de Esperanças continuaram com a dinamização de sessões individuais presenciais inseridas na Atividade 1 “Transform’Arte” e na Atividade 2 “Abrir Caminhos”.

De igual forma, decorreram sessões da Atividade 7 “Oficina Construir Futuros”, que tem como objetivo, em parceria com o Agrupamento de Escolas e a Escola Profissional de Murça, sinalizar e encaminhar os alunos que concluíram e/ou abandonaram o sistema educativo e que não tenham um percurso profissional definido. Um segundo objetivo é apoiar na construção de um projeto de vida, trabalhando-se a autodeterminação, a motivação e as relações interpessoais, com enfoque na integração no mercado de trabalho ou na prossecução da formação. Para tal, foi implementada a metodologia do PATH com duas participantes que, aplicando técnicas de trabalho direto e muito personalizado, promovem mudanças de acordo com os seus sonhos/objetivos, que lhes facilitam o foco na meta, de forma a estabelecerem as etapas de concretização dos seus objetivos pessoais e profissionais.

Julho foi um mês dedicado ao Desporto e às Expressões. Foi realizado o 1.º Torneio CLDS Multidesportivo, que contou com 15 participantes da Atividade 11 “Espaço J”. Da parte da manhã, as crianças foram postas à prova em diversas modalidades como futebol, basquetebol, badminton e voleibol. Depois de almoço, com o calor a chamar por um bom mergulho, o grupo pôde desfrutar de uma tarde no Rio Tinhela.

Ainda na vertente do Eixo II – Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil, “Arte e Movimento” foi a atividade denominada para ser realizada juntamente com os participantes do Espaço J+, que teve como intuito a prática de exercícios que englobam a movimentação do corpo ao ritmo de várias músicas, com recurso às expressões artísticas.

Neste mês atarefado sobrou também espaço para sensibilizar a população de Murça. Atualmente, a violência contra pessoas idosas é um verdadeiro drama social que se verifica em diferentes países, independentemente do seu nível de desenvolvimento. Este tipo de violência assume muitas vezes a forma de abusos psicológicos, financeiros ou físicos e pode acontecer nos mais diversos ambientes, seja na casa dos próprios idosos, na casa de familiares ou até mesmo em lares.

Como tal, no âmbito do Eixo III – Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa, a equipa CLDS-4G Milhões de Esperanças dinamizou, em parceria com a Equipa Móvel da APAV que atua no Concelho de Murça e com o Município, uma conferência sobre os maus tratos a idosos e sobre os procedimentos a adotar para os denunciar ou prevenir. Destinou-se a técnicos da área social, cuidadores informais e demais pessoas que atuam no acompanhamento dos mesmos.

Mónica Germano, Técnica do CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content