JULHO DE SENSIBILIZAÇÃO E EXPRESSÃO!

Atividades desportivas e artísticas com crianças e imagem de conferência

No presente mês, no que diz respeito ao Eixo I – Emprego, Formação e Qualificação, as técnicas do CLDS Murça Milhões de Esperanças continuaram com a dinamização de sessões individuais presenciais inseridas na Atividade 1 “Transform’Arte” e na Atividade 2 “Abrir Caminhos”.

De igual forma, decorreram sessões da Atividade 7 “Oficina Construir Futuros”, que tem como objetivo, em parceria com o Agrupamento de Escolas e a Escola Profissional de Murça, sinalizar e encaminhar os alunos que concluíram e/ou abandonaram o sistema educativo e que não tenham um percurso profissional definido. Um segundo objetivo é apoiar na construção de um projeto de vida, trabalhando-se a autodeterminação, a motivação e as relações interpessoais, com enfoque na integração no mercado de trabalho ou na prossecução da formação. Para tal, foi implementada a metodologia do PATH com duas participantes que, aplicando técnicas de trabalho direto e muito personalizado, promovem mudanças de acordo com os seus sonhos/objetivos, que lhes facilitam o foco na meta, de forma a estabelecerem as etapas de concretização dos seus objetivos pessoais e profissionais.

Julho foi um mês dedicado ao Desporto e às Expressões. Foi realizado o 1.º Torneio CLDS Multidesportivo, que contou com 15 participantes da Atividade 11 “Espaço J”. Da parte da manhã, as crianças foram postas à prova em diversas modalidades como futebol, basquetebol, badminton e voleibol. Depois de almoço, com o calor a chamar por um bom mergulho, o grupo pôde desfrutar de uma tarde no Rio Tinhela.

Ainda na vertente do Eixo II – Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil, “Arte e Movimento” foi a atividade denominada para ser realizada juntamente com os participantes do Espaço J+, que teve como intuito a prática de exercícios que englobam a movimentação do corpo ao ritmo de várias músicas, com recurso às expressões artísticas.

Neste mês atarefado sobrou também espaço para sensibilizar a população de Murça. Atualmente, a violência contra pessoas idosas é um verdadeiro drama social que se verifica em diferentes países, independentemente do seu nível de desenvolvimento. Este tipo de violência assume muitas vezes a forma de abusos psicológicos, financeiros ou físicos e pode acontecer nos mais diversos ambientes, seja na casa dos próprios idosos, na casa de familiares ou até mesmo em lares.

Como tal, no âmbito do Eixo III – Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa, a equipa CLDS-4G Milhões de Esperanças dinamizou, em parceria com a Equipa Móvel da APAV que atua no Concelho de Murça e com o Município, uma conferência sobre os maus tratos a idosos e sobre os procedimentos a adotar para os denunciar ou prevenir. Destinou-se a técnicos da área social, cuidadores informais e demais pessoas que atuam no acompanhamento dos mesmos.

Mónica Germano, Técnica do CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças

Notícias Relacionadas

A2000

9 de Agosto, 2024

Integração Profissional em Mesão Frio, Santo André

9 de Agosto, 2024

MUDAT – A mudança começa em ti!

9 de Agosto, 2024
Skip to content