Os formandos dirigiram-se ao Centro de Saúde de Baião para participar no rastreio de saúde, inserido no “Maio: mês do coração – sensibilização para a prevenção de doenças cérebro-cardiovasculares”. A atividade, inserida na UFCD 8852 – Prática profissional na prestação de cuidados pessoais em contexto domiciliário, hospitalar e institucional, teve início com o preenchimento da ficha de inscrição, seguindo-se a chamada individual para a sala de rastreio. Na sala de rastreio, os formandos foram recebidos por uma enfermeira que realizou os seguintes procedimentos: avaliação do peso e altura, medição da tensão arterial e medição da saturação de oxigénio. Após a avaliação, foram distribuídos folhetos informativos sobre a prevenção de doenças cérebro-cardiovasculares. Os formandos que apresentaram fatores de risco foram encaminhados para o gabinete médico, onde receberam aconselhamento individualizado e alguns foram referenciados para consultas de especialidade, como nutrição.
Os formandos deslocaram-se ao Intermarché de Baião, no âmbito da UFCD Tratamento de Roupa e Arranjos Simples, com o objetivo de explorar os diferentes tipos de detergentes para lavar roupa disponíveis num hipermercado. Durante a visita, tiveram oportunidade de observar a variedade de marcas, os preços, os formatos e as opções mais ecológicas disponíveis no mercado. Foram identificados vários tipos de produtos utilizados na lavagem da roupa, tais como: lavagem manual, lavagem mecânica, amaciador, branqueador, tira nódoas, perfumador. Os detergentes apresentam-se em diferentes formas: líquido, em pó, em cápsulas, concentrados e ecológicos. Os detergentes apresentam-se em diferentes formas: como para roupas brancas, roupas escuras, roupas coloridas, roupas delicadas, com perfume ou sem cheiro. A visita revelou-se muito útil, pois permitiu compreender a vasta gama de opções existentes e a importância de escolher o detergente mais adequado tendo em conta o tipo de roupa, o preço e o impacto ambiental. Foi também reforçada a importância de ler os rótulos dos produtos, como forma de fazer escolhas mais informadas e conscientes.
Na UFCD 3534 APCDI – Animação e Lazer, os formandos deslocaram-se ao Agrupamento de Escolas de Baião, no âmbito na II Semana do Desporto e Associativismo para participar no Dia do Desporto Inclusivo, mais concretamente assistir ao Torneio de Futsal Adaptado. Esta iniciativa reuniu formandos e técnicos e numa manhã desportiva marcada pela alegria, fair play e espírito de equipa. Contou com a participação de várias equipas formadas por jogadores com diferentes níveis de mobilidade e capacidades, demonstrando que o desporto é para todos e pode ser adaptado às necessidades de cada um. As regras foram ajustadas de forma a garantir a segurança e a participação ativa de todos os elementos. Durante os jogos, todos aplaudiram cada golo, cada defesa e cada esforço dos atletas, reconhecendo o empenho, a superação e a cooperação demonstrada em campo. No final, todos foram convidados a entrar em campo e participar no jogo de futsal. Mais do que competir, o objetivo principal foi a inclusão, a partilha de experiências e a promoção de hábitos de vida saudáveis.
No período da tarde, num ambiente de alegria, convívio e partilha, os formandos participaram nos jogos tradicionais, no âmbito da UFCD Animação desportiva para públicos diversificados. Esta iniciativa promovida com o objetivo de valorizar as brincadeiras de antigamente e incentivar a atividade física de forma lúdica. A atividade decorreu no Pavilhão desportivo e contou com a realização de diversos jogos populares, como a macaca, o jogo do saco, o jogo da corda e o jogo da lata. A iniciativa permitiu aos participantes conhecer (ou recordar) brincadeiras simples, acessíveis e cheias de significado cultural. Para muitos formandos, foi uma oportunidade de relembrar a infância e de partilhar memórias com os colegas. Para outros, foi a descoberta de jogos que não conheciam, promovendo o espírito de equipa, a cooperação e o respeito pelas regras.
Curso 1 – Ação 2 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Sandra Pinto, Formadora
A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.