Junho – Mês dos Santos Populares

Formandos do curso

O mês de junho carateriza-se pelas festas dos Santos Populares. Assim, nós, os formandos de Resende do curso 12 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade, fomos pesquisar quem foram estes Santos que tantas alegrias nos proporcionam neste mês!

Começámos com o Santo António no dia 13 de junho. Santo António nasceu em Lisboa, no fim do século XII. O seu verdadeiro nome era D. Fernando Bolhão e descendia de uma família abastada. Por volta dos 20 anos de idade, decidiu esquecer a herança que herdara e dedicar-se inteiramente à religião, tornando-se Padre Franciscano. Não se sabe ao certo o dia da sua morte, mas atribuiu-se o dia 13 de junho, data em que se fazem os festejos que começaram, em Lisboa, no Século XVI.

Já São João nasceu no Norte do país e era um eremita (indivíduo que, usualmente por penitência ou religiosidade, vive em lugar deserto, isolado). Quando morreu, descobriu-se que muitas pessoas visitavam a sua sepultura em busca de milagres. Como São João nunca foi aceite oficialmente, os seus festejos são no dia de São João Batista, 24 de junho.

Por fim temos também São Pedro, que é um dos Santos mais antigos da Igreja Católica e foi o primeiro Papa. As suas festividades ocorrem no dia 29 de junho.

Para finalizar a pesquisa, realizámos um cartaz com os símbolos que representam estas festividades. 

Curso 12 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II (Resende) 

 Graciana Coelho, Formadora

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content