Junho – Os Santos Populares e os Outros  

Parafraseando Mia Couto, “a vida passa tão depressa que às vezes a alma não tem tempo de envelhecer.” Assim, tomando esta frase como lema, nos Espaços de Convívio da A2000 continuamos a aproveitar cada dia para viver bem e intensamente, aproveitando da melhor maneira a companhia uns dos outros e continuando a escrever memórias que nos enchem a alma.

Junho não fugiu à regra, pelo que foi um mês repleto de atividade e animação.

Sendo este mês sobejamente conhecido pelos festejos dos Santos Populares, decidimos dedicar-nos à decoração das salas com símbolos destas festividades – fizemos bandeiras em papel, manjericos e sardinhas em cartão. Desenhámos, recortámos, pintámos, colámos, entrelaçámos lã, enfim, trabalhámos a motricidade fina e a nossa criatividade e, como resultado, obtivemos decorações a preceito, dignas de receber uma qualquer marcha popular.

Em sala, e ainda sobre o mesmo tema, aproveitámos também para trabalhar a nossa Língua-mãe, com sopas de letras e palavras cruzadas, e a matemática.

Entretanto, saímos, fizemos piqueniques e atividades lúdicas no exterior, conhecemos locais e restaurantes novos, convivemos uns com os outros. Visitámos os miradouros/santuários de S. Pedro em Fontes, de S. Pedro em S. João de Lobrigos, de S. Leonardo em Galafura e da Sra. dos Remédios em Lamego. Respirámos ar puro e liberdade.

Houve ainda tempo para jogos seniores de estimulação cognitiva nos tablets e para realizar alguns jogos como o Bingo e o Boccia.

Resumindo, junho foi um mês em que trabalhámos muito, passeámos muito, brincámos muito, rimos muito…George Shaw, jornalista irlandês e prémio Nobel da Literatura, escreveu “nós não paramos de brincar porque ficamos velhos. Ficamos velhos porque paramos de brincar” – ora, nos Espaços de Convívio nunca paramos de brincar, nem que seja a trabalhar…

Paula Conceição,

Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content