Junta de Freguesia de Sanfins do Douro promove Contrato Emprego Apoiado em Mercado Aberto.  

A Bárbara Correia foi acompanhada na medida de Apoio à Colocação, com o intuito de encontrar um emprego ajustado às suas necessidades e especificidades. Tendo em consideração o facto de a cliente já ter desempenhado anteriormente funções na Junta de Freguesia de Sanfins do Douro, a Presidente Ana Maria, decidiu renovar o seu vínculo à entidade, agora através de uma medida mais integradora – um Contrato Emprego Apoiado em Mercado Aberto (CEAMA).

A Bárbara desempenha um papel multifacetado, desde atendimento ao público até tarefas administrativas cruciais. Uma verdadeira força motriz nas operações diárias. Neste sentido, a Bárbara descreve as suas funções referindo que: “na instituição exerço essencialmente funções na parte administrativa, presto funções na junta de freguesia e no posto dos CTT. Na junta ajudo em tudo o que posso, tal como atender o telefone, atender cliente, tirar fotocópias, marcar consultas e exames, pedir medicação. No posto de correios faço de tudo um pouco, receber e enviar correspondência, pagar todo o tipo de faturas e pago ainda os vales postais dos idosos todos os meses, ajudo as pessoas mais idosas a enviar leituras dos contadores da eletricidade e quando têm algum problema relacionado com os contratos de eletricidade e comunicação.”

Ana Maria, Presidente da Junta de Sanfins do Douro, destaca que a escolha de integrar Bárbara foi motivada pela necessidade no posto dos CTT e pelas qualidades que ela traz para a equipa. “Como a Bárbara tem formação atribuída pelos CTT, tem as qualidades que nós desejamos, apostamos nela e está a correr muito bem”, enfatizando o seu profissionalismo e dedicação: “tem sido uma mais-valia para a Junta. Tanto na sua dedicação, quer na boa disposição e vontade de trabalhar.”

Agora com um contrato de trabalho, a Bárbara é um bom exemplo de como a inclusão é benéfica para todos os envolvidos.  Para ela, o mais importante deste trabalho é poder contribuir para o bem-estar da comunidade: “Gosto muito daquilo que faço, gosto de ajudar as pessoas em tudo aquilo que posso, vivemos num meio em que cada vez há mais pessoas idosas e que necessitam de ajuda diariamente ou apenas de alguém que as oiça e eu não me importo de ouvir, de as ajudar ou até mesmo, por vezes, dar um abraço a quem mais precisa.”  Neste sentido, reforça: “É bom poder ajudar, pois também me estou a ajudar a mim própria, é bom poder trabalhar e conviver com as pessoas com quem trabalho que me ajudam muito e com os clientes que têm sempre uma história, um sorriso ou um simples obrigada para me darem.”

Em jeito de conclusão a Presidente expressa abertura para futuras integrações. No entanto, destaca a importância do apoio contínuo por parte do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para tornar as integrações mais efetivas. Neste contexto, elogia o apoio fornecido pela A2000, descrevendo-o como excelente. A colaboração entre a entidade e a organização revela-se essencial para o sucesso do processo de integração. Também a Bárbara vê o apoio da A2000 com fundamental na sua integração: “foi através da A2000, a quem agradeço muito, que hoje em dia estou a trabalhar com um contrato de trabalho a termo certo.”

A Bárbara não é apenas uma profissional competente, mas uma prova de como a inclusão pode transformar vidas e enriquecer comunidades. Que a sua história inspire outros a seguir o caminho da inclusão e a reconhecer o valor único que cada indivíduo pode trazer para o local de trabalho.

Fátima Teixeira, Técnica CRIP

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE ABRIL

10 de Abril, 2024

DOADOR DO MÊS DE ABRIL

10 de Abril, 2024

DOADOR DO MÊS DE ABRIL

10 de Abril, 2024
Skip to content