Latidos de amor  

No âmbito da UFCD 3522APCDI- Tratamento de Plantas e Animais, o grupo de formação do curso de Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, a decorrer em Tabuaço, foi visitar o Canil Municipal localizado nesta vila.

Esta visita teve como objetivo conhecer e aplicar as regras básicas de tratamento de animais domésticos e foi também uma forma de comemorar o Dia Mundial do Animal, celebrado a 4 de outubro.

Assim, numa manhã quente de outono, o grupo preparou-se para uma caminhada de cerca de 2 quilómetros: roupa e calçado confortável, água e boa disposição. Respirar o ar puro da serra, observar a paisagem em redor e deliciar-se com os aromas de outono foram motivo de admiração e registo fotográfico.

Chegados ao destino, fomos recebidos pela funcionária do Canil Municipal Susana Ferreira que fez uma breve explicação do seu funcionamento e realizou uma visita guiada pelo abrigo. Todos tiveram oportunidade de interagir com alguns dos animais e conhecer as suas histórias de vida.

Este local existe há 16 anos e, neste momento, dá abrigo a cerca de 90 animais que são recolhidos principalmente por duas razões: abandono e vítimas de maus-tratos.

Para além do apoio da junta de freguesia de Tabuaço, conta com a ajuda de uma equipa de voluntários designado “Amigo mais fiel” que, para além de ajudar no tratamento destes animais (alimentação e higiene quer dos animais quer do espaço), também realiza peditórios para angariar dinheiro, principalmente para ração, principal necessidade do canil.

A funcionária alertou ainda para o facto da importância da adoção responsável e no impacto que esta ação pode ter, ou não, no futuro feliz destes animais e explicou os requisitos a cumprir a quem estiver interessado em adotar um animal.

Neste momento, a maior preocupação é o número crescente de animais acolhidos e a dificuldade que no futuro possam enfrentar ao nível da sua alimentação e cuidado.

Foi uma manhã repleta de latidos e lambidelas. O grupo saiu de coração cheio e mais consciente e com a promessa de voltar em breve para visitar estes patudos.

Agradecemos a colaboração do Sr. Presidente da Junta de Freguesia e da funcionária Susana Rodrigues pela sua disponibilidade e esclarecimentos.

Isabela Lima, Formadora

Notícias Relacionadas

Doador do mês de janeiro

10 de Janeiro, 2025

Doador do mês de janeiro

10 de Janeiro, 2025

Doador do mês de janeiro

10 de Janeiro, 2025
Skip to content