Lavandaria e Tratamento de roupa

Formandos em atividade de passagem de roupa a ferro

No âmbito da UFCD 3523, Lavandaria e Tratamento de Roupa, os formandos do curso 3 – Auxiliar de Serviços Gerais II de Chaves, tiveram oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos ao longo das sessões de formação: como cuidar, manter e organizar a roupa de forma eficaz, assim como engomar e dobrar roupa com o intuito de prolongar o tempo de vida útil e o bom aspeto das peças. 

Durante as sessões de formação, os formandos aprenderam a interpretar as etiquetas das suas peças de vestuário. Estas dão-nos instruções preciosas sobre a lavagem e secagem, de modo a manter a sua boa aparência. É tão importante saber lavar a roupa como saber secar adequadamente. 

Aprenderam também algumas técnicas de como tirar nódoas da roupa. As nódoas são as maiores inimigas da roupa. Onde caem, permanecem, até que se arranje uma maneira de as eliminar. 

Após uma pesquisa sobre o assunto, deixamos aqui algumas dicas para um tratamento eficaz da roupa: 

 1. Prestar atenção às etiquetas;

2. Separar antes de lavar;

3. Tratar as nódoas difíceis antes de colocar a roupa na máquina;

4. Respeitar as quantidades mencionadas nas embalagens dos detergentes, dependendo da carga do tambor e da dureza da água, e utilizar os produtos certos para cada fim;

5. Encher a máquina a ¾. Assim, a roupa não fica demasiado apertada e a remoção eficaz das nódoas é facilitada;

6. Depois de lavada, não deixar a roupa no tambor muito tempo para não criar maus cheiros. Sacudir bem antes de a colocar no estendal e tentar aproveitar as costuras da roupa ao colocar as molas, para que as peças não fiquem marcadas;

7. Apanhar a roupa da corda ainda ligeiramente humedecida para evitar que o tecido fique duro e o passar a ferro se torne mais difícil. 

Curso 3 – Auxiliar de Serviços Gerais II (Chaves)

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content