Foi no âmbito da UFCD 3522 APCDI- Tratamento de plantas e animais que o Curso 1– Ação 13 de Operador de Serviços Pessoais e Comunitários e decorrer em Valpaços visitou o Parque Histórico- Recreativo Covil do Lobo localizada na periferia desta cidade transmontana.
Depois de uma semana de intensa chuva, o dia amanheceu seco e com os raios de sol a espreitar por entre as nuvens. Chegados ao local fomos evadidos por uma paisagem encantadora, onde a natureza se apresenta em estado puro, o cheiro a terra molhada, o silêncio que apenas era interrompido pelo som do mocho que de uma forma efusiva deu as boas vindas ao grupo.
Esta atividade teve como objetivos principais identificar a diversidade de animais existentes neste local, as suas caraterísticas físicas e biológicas, conhecer as regras de tratamento e a sua alimentação.
A visita guiada permitiu conhecer os animais que habitam neste espaço nomeadamente: cabras anãs, pombas, galinhas, faisões, cavalos, porcos, cães, lobos, patos, gatos e mochos, interagir com alguns deles, conhecer os cuidados que estes animais necessitam diariamente, a sua alimentação e outras curiosidades.
Alguns destes animais circulam livremente pelo parque outros encontram-se num espaço adaptado às suas necessidades.
Os animais desempenham um papel de extrema Importância para o bem-estar e saúde mental do Homem:
São Companhia e suporte emocional: Animais de estimação reduzem a sensação de solidão, ansiedade e stress, e são vistos como fontes de felicidade e apoio emocional.
Ajudam a reduz os de sintomas de depressão: Interagir com animais pode aumentar a produção de neurotransmissores como dopamina e serotonina, que melhoram o humor.
Desempenham um papel muito importante em terapias e tratamentos: São usados em terapias para pessoas com desordens comportamentais, autismo, Alzheimer e outras condições, melhorando a comunicação e o bem-estar geral.
Incentivam à responsabilidade e empatia: Cuidar de um animal promove um sentido de responsabilidade e compromisso, incentivando a empatia e o cuidado com outros seres vivos.
O grupo ainda teve o privilégio de assistir a uma autêntica aula de história onde o tema foi o uso do ferro para a construção de utensílios de guerra utilizados nas batalhas, por exemplo espadas, escudos, elmos entre outros. Foi possível participar no workshop dinamizado pelo Sr. Estevão que com os seus vastos conhecimentos de ferreiro nos ensinou a moldar esta matéria prima e a trazer para casa como recordação um cravo ou uma ponta de seta.
Foi uma manhã diferente, vivida de forma intensa e muito animada onde a partilha e a alegria foi mote para o grupo ter apreciado de forma intensa esta visita e querer repetir a experiência.
Fica o agradecimento ao Parque Histórico- Recreativo Covil do Lobo por receber a Associação 2000.
Isabela Lima, Formadora
A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.





