LOGO QUE ENTRAMOS…. TANTAS SAÍDAS!

Formandos da A2000 em visita às empresas da região

Visita à Padaria Fernandes

Esta visita de estudo surgiu no âmbito da UFCD 3837 Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho com o objetivo de explorar de forma mais real assuntos como as regras de Higiene e Segurança no Local de Trabalho.

O Levi e a Joana, gerentes do estabelecimento, guiaram-nos pela fábrica da Padaria Fernandes.

Ficámos a saber de tudo um pouco, desde a receção de mercadorias, os tipos de equipamentos utilizados, a indumentária usada pelos padeiros, as regras de higiene e segurança que estes cumprem, entre outros assuntos.

Não podemos deixar de dirigir um obrigado especial à Padaria Fernandes porque foram «5 Estrelas» connosco… muito prestáveis, atenciosos e simpáticos!

A ergonomia pelas “mãos” da Dr.ª Ana Sofia

Esta visita da fisioterapeuta à sala de formação surgiu no âmbito da UFCD 3837 – Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, como forma de explorarmos de modo mais prático e “real” o conteúdo da ergonomia, presente no referencial desta unidade de formação. Ninguém melhor que a fisioterapeuta para explorar este tema!

A sessão começou por percebermos um pouco a forma como nos sentamos numa sala de formação e que posições adotamos que, mais tarde, nos prejudicam imenso a nível de saúde. Maioritariamente, todos nos sentamos de forma menos correta, e por isso há que tentar mudar!!!

Gostámos muito da presença da fisioterapeuta da A2000 na sala de formação, pois explorámos um conteúdo de forma diferente… Com esta atividade, pudemos todos conhecer-nos um pouco melhor e consciencializar-nos de que posições incorretas podem acarretar consequências negativas para o nosso futuro.

Obrigada, Dr.ª Ana Sofia!

As “tripas do computador”

A visita do informático surge no âmbito da UFCD 7846 – Informática: Noções Básicas, presente no referencial deste percurso formativo.

Aquando do início da UFCD, os formandos demonstraram interesse em saber como era um computador no seu interior. Neste sentido, propusemos ao técnico de informática uma sessão sobre o assunto.

Inicialmente, começou por questionar os formandos acerca dos nomes de algumas peças que se encontravam no interior do computador. Depois, tiveram a oportunidade de desmontar essas mesmas peças e contactarem com elas.

Ao longo da sessão foram colocando algumas dúvidas, que o técnico esclareceu e, por fim, voltaram a colocar as peças nos respetivos locais de origem.

O grupo demonstrou muita curiosidade na visualização dos componentes de um computador e mostrou-se bastante empenhado na concretização da atividade.

Obrigada, Luís Marinheira!

O exercício físico a ajudar ao nosso bem-estar!

Esta atividade surge no âmbito da UFCD 3837 – Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Com esta sessão pretendeu-se associar o desporto ao bem-estar e saúde de cada formando.

O professor José Miguel iniciou a sessão com alguns exercícios de educação física com o objetivo de os formandos desenvolverem a habilidade motora, assumirem a responsabilidade do seu próprio bem-estar, adquirirem comportamentos e valores referentes ao ajustamento pessoal e social, desenvolverem a habilidade de utilização do movimento como instrumento de comunicação e expressão, entre outros.

Os formandos adoraram a atividade, ficaram bastante cansados, mas agradecem ao Professor José Miguel toda a disponibilidade e paciência que teve com o grupo.

Obrigada, Professor José Miguel!!

Por Vila Real…

A visita ao Concessionário Irmãos Leite, surgiu no âmbito da UFCD 0632 – Acolhimento e Encaminhamento, com o objetivo de perceber na prática alguns conteúdos aprendidos na formação em sala, nomeadamente o processo de acolhimento e atendimento e aspetos comportamentais na função do atendimento.

A manhã foi passada no Concessionário Irmãos Leite onde fomos gentilmente recebidos pelo Sr. Sílvio Neves, Diretor Geral, que nos falou um pouco da história desta empresa fundada em 1988, e que hoje conta com cerca de 60 funcionários distribuídos pelos diversos serviços, nomeadamente a venda de automóveis novos e usados, serviço pós-venda (oficina) e Rent a Car.

No final fomos presenteados com algumas ofertas, que muito agradecemos, e com um café delicioso!

Agradecemos toda a atenção disponibilizada e o acolhimento que nos foi feito por todos!

Vida de Bombeiro…

Fomos visitar o Quartel dos Bombeiros da Cruz Branca em Vila Real.

Esta visita surgiu no âmbito da UFCD 0632 – Acolhimento e Encaminhamento.

Fomos recebidos pelo Bombeiro de 1ª Pedro Guedes que nos mostrou todas as instalações (inauguradas em 2013) desta Corporação de Bombeiros.

Vimos tudo!! Desde as camaratas à enfermaria, as viaturas de emergência, a sala de comando, o gabinete do comandante e até o “museu” de recordações!

Mas o melhor ainda estava para vir!

Muito gentilmente foi-nos dada a oportunidade de assistir na central de comunicação a uma situação real de pedido de emergência.

Foram-nos explicados todos os passos, desde o momento em que o telefone toca até à mobilização dos meios de socorro necessários.

Paixão e organização são as palavras de ordem para esta Corporação de Bombeiros que já conta com 125 anos de existência!

Fica o nosso agradecimento quer pela forma como nos receberam quer pela vontade incessante de ajudar o próximo que ficou bem patente nesta visita!

Bem-haja a todos os Bombeiros!

Marisa Camilo e Isabela Lima, Formadoras

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content