MAIO EM BAIÃO

Formandos em atividade de formação teórica em sala

Começámos o mês de maio com o Dia da Mãe. Juntamente com a formadora Ivone Pereira, fizemos trabalhos dedicados a este dia tão especial.

Assim, na UFCD de Linguagem e Comunicação, cada um de nós escreveu uma frase dedicada à nossa mãe para ser escrita no postal que fizemos. Para juntar ao postal e porque as nossas mães merecem o melhor, também fizemos um pequeno bouquet para oferecer no Dia da Mãe. Todos realizámos esta atividade com entusiasmo e muito amor e carinho, afinal é para as nossas mães. Infelizmente, alguns de nós já perderam as mães, então esses colegas escolheram colocar o postal e bouquet em casa junto a uma fotografia da mãe e outros no cemitério.

Neste mês de maio, recebemos na sala de formação a Eng.ª Carla Pinto, a Técnica do GIP (Gabinete de Inserção Profissional) da Câmara Municipal de Baião, para uma sessão de esclarecimento inserida na UFCD de Cidadania e Empregabilidade. O objetivo da sessão foi conhecer a estrutura de oportunidades de emprego e situar-se em relação à inserção e reinserção no mundo de trabalho.

Ficamos a saber que o IEFP dispõe de uma rede de Gabinetes de Inserção Profissional espalhados pelo país, promovidos por entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, com o objetivo de prestar apoio a jovens e adultos desempregados no seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho em estreita articulação com os parceiros da rede social, como as Autarquias, a Segurança Social e o Centro de Emprego.

No que respeita à Câmara Municipal de Baião, a Eng.ª Carla afirma que o GIP pretende manter uma relação de proximidade com os munícipes e uma estreita colaboração com as entidades empregadoras do concelho. O trabalho do GIP junto das entidades empregadoras é, essencialmente, divulgar os programas e medidas de apoio em vigor no IEFP, captar ofertas de emprego/formação e apoiar na elaboração de candidaturas e no processo de seleção e recrutamento de recursos humanos. Junto dos desempregados, o trabalho do GIP passa pela divulgação de ofertas de emprego e formativas, apoio na elaboração do CV e respostas a anúncios de emprego, em articulação com o Centro de Emprego da área de residência.

A sessão foi muito proveitosa e útil para esclarecer as nossas dúvidas relativamente à inserção no mercado do trabalho. Muito obrigada à Eng.ª Carla pela disponibilidade e simpatia!

No âmbito da UFCD 9851 – Técnicas de animação para crianças e jovens realizámos, com a formadora Marisa Cardoso, uma atividade no exterior para aproveitar o dia de sol. O objetivo da atividade foi a realização duma atividade de animação – Pegada do Monstro. O jogo consiste em efetuar um trajeto seguindo a orientação das imagens colocadas no chão. Foi uma atividade muito divertida e útil para testar a nossa atenção e concentração e também a nossa agilidade motora. Gostámos bastante de sair da sala e estar ao ar livre.

Formandos da Ação 2 “Assistente Operacional”

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content