Os formandos do Curso 1 – Ação 3 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários de Armamar participaram no dia 16 de junho numa manifestação intitulada “Rostos contra a Violência”.
Na UFCD Cidadania, Comunidade e Ambiente os formandos encontram-se a explorar o tema dos direitos humanos e, nesse sentido, considerou-se pertinente a participação na iniciativa promovida pelo CLDS 5G que visava dar visibilidade à problemática da violência sobre pessoas idosas e pessoas com deficiência.
O objetivo da manifestação foi consciencializar e sensibilizar a população para a problemática da violência, promovendo, assim, uma cultura de respeito, dignidade e inclusão.
Os formandos deslocaram-se para o recinto em frente à Câmara Municipal de Armamar, onde ouviram alguns discursos nomeadamente da Associação de Solidariedade Social e Recreativa de São Cosmado que se focou na violência contra as pessoas idosas e com deficiência e do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do distrito de Viseu que se focou especificamente em números de vítimas.
A A2000 leu um texto relacionado com os direitos das pessoas com deficiência e deu voz a algumas frases marcantes que foram repetidas pelo público com o intuito de apelarmos aos cidadãos mais vulneráveis.
Foram feitos cartazes que também apelavam ao combate à violência contra as pessoas idosas e com deficiência para dar enfoque à temática.
Curso 1 – Ação 3 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Sofia Barros, Formadora
A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.