Mês de novembro no CLDS-4G Murça “Milhões de Esperanças”

Técnicas do CLDS atendem telefones no escritório

O Eixo III de Intervenção dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) associa-se às questões da promoção do envelhecimento ativo e do apoio à população idosa.

Num território com as características demográficas do concelho de Murça, onde 29,7% da população, em 2018, tinha mais do que 65 anos, pôr em prática medidas sociais que visem o combate dos principais fatores de isolamento dos idosos assume toda a pertinência, reforçada, inclusive, pelo atual contexto pandémico que penaliza os hábitos quotidianos da população em geral e, de sobremaneira, os dos mais velhos, considerados o grande “grupo de risco”.

Por ser assim, as Atividades do CLDS-4G de Murça – Milhões de Esperanças – que funcionavam em dinâmica de grupo, nomeadamente a Atividade 12 – Espaço Sénior, sofreram uma reorganização que privilegia as sessões individualizadas, os contactos telefónicos, on-line e as visitas domiciliárias. Não obstante, o CLDS continua a promover a “Semana das TIC” com os idosos das aldeias de Fiolhoso e Vilares, às terças e quintas-feiras, respetivamente, nas sedes das Juntas de Freguesia.

O “CLDS EM LINHA” surge como resposta a novos desafios, contribuindo para a resolução de problemas imediatos, prestando apoio emocional e psicológico e atualizando os mais velhos sobre as novas medidas de prevenção de contágio por COVID-19 implementadas semanalmente. Também as deslocações aos domicílios passaram a assumir uma relevância maior. Aos destinatários do “Espaço Sénior” tem sido distribuído um “Caderno de Atividades” editado pelo CLDS a pensar na sua estimulação cognitiva, que se encontra também disponível on-line na Página de Facebook do CLDS-4G de Murça – Milhões de Esperanças, para download dos interessados.

Prevê-se que até ao final do mês de novembro, em articulação estreita com os parceiros do CLDS, esta linha de apoio abranja outros públicos-alvo, nomeadamente as crianças e famílias que se encontrem em isolamento profilático, sendo que a equipa CLDS continuará a canalizar esforços para que o distanciamento físico das pessoas não signifique distanciamento dos agentes da Rede Social, pelo contrário.

Outra rede fundamental do Concelho de Murça a que o CLDS está particularmente associado é a Rede de empresas e comércios locais, desta vez no âmbito do Eixo I de Intervenção – Emprego, Formação e Qualificação.

Para assinalar o Dia Nacional do Empresário, a 25 de novembro, o CLDS Milhões de Esperanças levou a cabo uma ação junto dos empresários e comerciantes murcenses com o objetivo de os sensibilizar para uma parceria que permita a concertação de atividades e o reforço de sinergias no âmbito da empregabilidade. É objetivo do CLDS, designadamente com a Atividade 1 – “Transform’Arte” em curso desde outubro de 2020, orientar e capacitar as pessoas desempregadas, para que aumentem a sua proatividade na procura ativa de emprego. Mas também, informar as entidades empregadoras locais sobre a importância da sua participação ativa na concretização de medidas ativas de emprego e em processos de inserção profissional e social. A par desta sensibilização, as técnicas do CLDS responsáveis pela execução das Atividades do Eixo I levaram a cabo uma prospeção de mercado.

Quando os astros empresariais se alinham, Murça cresce!

Natália Gomes e Andreia Henrique,

Técnicas do CLDS 4G Milhões de Esperanças”

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content