Mês de trabalho e muita aprendizagem

Março é um mês recheado de efemérides o que, por norma, significa que é um mês de trabalho e muita aprendizagem à mistura.

Iniciámos o mês com a comemoração do Dia Internacional da Mulher. Mais do que um momento de celebração, é uma oportunidade para conhecer e lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres ao longo da história e, ao mesmo tempo, refletir sobre a igualdade de género.

Este ano quisemos ir um pouco mais além, debruçando-nos sobre os desafios que as Mulheres enfrentam na sociedade, em especial as mulheres com incapacidade ou deficiência. Sabemos que as mulheres, em geral, enfrentam diversas dificuldades que se tornam mais acentuadas nas mulheres com incapacidade ou deficiência. Assim, em grupo, exploramos esse tema e concluímos que essas dificuldades passam sobretudo pela falta de acessibilidade (a falta de rampas e transporte adequado pode limitar a sua mobilidade e participação) e pelo preconceito e estigma (que se pode manifestar na falta de oportunidades de emprego e exclusão social)

Conversamos ainda que, essas dificuldades só poderão ser superadas num esforço conjunto da sociedade através da promoção de políticas inclusivas e da sensibilização para os Direitos destas mulheres. Para assinalar esta data, elaboramos um pequeno “Bouquet” de flores de papel que oferecemos a algumas mulheres da comunidade.

Durante o mês de março, em sala, abordamos ainda o Dia do Pai, para o qual fizemos umas pequenas lembranças alusivas ao tema, para oferecer em casa. Com a chegada da primavera, referenciamos também o Dia da Água e do Dia da Árvore. Neste último, a convite do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Tabuaço, plantamos uma magnólia branca, nas imediações da biblioteca municipal e foi-nos oferecido uma caixa de maçãs para o nosso lanche. Agradecemos à Junta de Freguesia de Tabuaço, na pessoa do Sr. Presidente Bruno Silva, por nos ter proporcionado uma tarde diferente e bem passada.

Ainda em Tabuaço, tivemos a oportunidade de visitar a exposição de pintura de M. Dulce Sousa Prata, patente no MIDU e foi-nos entregue o Troféu de participação em “Juntos Fazemos Natal”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Tabuaço que visa envolver as associações e entidades locais na decoração natalícia da vila.

De referir, que para além destas atividades continuamos, em Tabuaço e Armamar com as nossas atividades de piscina e música, e piscina/ginásio, respetivamente.

Alexandra Santos, Técnica da A2000 

Facebook

Notícias Relacionadas

Um novembro vertiginoso para mais tarde recordar com trabalhadores exemplares…

10 de Dezembro, 2025

Rute Costa integrada nas Caves Santa Marta através de Estágio Inserção

10 de Dezembro, 2025

14/11/2025 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2025 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025

10 de Dezembro, 2025
Skip to content