A equipa do CAARPD de Murça da A2000 realizou, em parceria com a Farmácia Nossa Senhora de Fátima, uma sessão de sensibilização alusiva ao «Mês do Coração», assinalado no mês de maio.
Ana Cardoso, proprietária da Farmácia Nossa Senhora de Fátima, foi a responsável pela dinamização de uma iniciativa onde, além da partilha de boas práticas e ensinamentos para cuidar melhor deste órgão vital para a nossa existência, procedeu-se a rastreios gratuitos numa sessão muito enriquecedora para todos os presentes. “A realização da palestra sobre hipertensão nas instalações da A2000 em Murça teve como principal objetivo fazer chegar a uma população com características psíquicas e/ou físicas especiais o conhecimento básico sobre o coração e o “seu mundo”. São pessoas, respeitando a sua personalidade, que têm e devem ter conhecimento de como o seu corpo funciona para que assim o possam respeitar e tratar dele da melhor forma e, consequentemente, proporcionar saúde e bem-estar a si mesmos”, refere a farmacêutica.
O facto de as doenças cardiovasculares terem um grande peso na saúde pública a nível nacional é um motivo acrescido para a realização destas iniciativas. “De facto, a caracterização de dias ou meses com temáticas importantes, nomeadamente na área da saúde, reforçam a importância que muitos temas têm no nosso bem-estar e permitem uma dinâmica mais dedicada e construtiva de forma a chegar à população em geral com conceitos mais precisos. O facto de o mês de maio ser dedicado ao coração leva-nos a que inevitavelmente se fale mais sobre o mesmo de uma forma mais intensa e resiliente em como o cuidar, como o manter saudável. Até porque a dimensão da doença cardiovascular a nível mundial, e particularmente a nível nacional, é muito elevada. Também não podemos descurar o número de pessoas que já têm algum tipo de problema e que ainda não está diagnosticado. Todos somos importantes no tratamento das pessoas diagnosticadas, mas considero também importante o acompanhamento de toda a população de modo a prevenir e atuar o mais precocemente possível, para travar uma evolução negativa da saúde de cada um em particular”, reitera Ana Cardoso, que enumera “fatores genéticos, tabaco, uma dieta incorreta rica em gorduras , stress, sedentarismo e ingestão excessiva de bebidas alcoólicas” como principais fatores de risco das doenças cardiovasculares, e identifica “os bons hábitos alimentares, a realização de exercício físico regular, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas e o respeitar das horas de descanso diário” como os mais importantes comportamentos preventivos destes problemas.
Regressando à iniciativa, Ana Cardoso confessou-se “de coração cheio” a propósito de um momento que permitiu à sua farmácia assumir a função de promover, junto da população, a saúde dos murcenses. “Feliz o momento em que apaguei horas de trabalho a fazer um PowerPoint para a apresentação da palestra e poupei muita gente de uma grande seca…nada como uns produtos, uns saudáveis, outros nem por isso, umas cartolinas, uns fios, um tubo de papel e umas velas para transmitir o que é a hipertensão a pessoas tão especiais, em que sei (ou pelo menos senti!) que consegui chegar aos seus corações! Uma experiência extraordinária em que, mais importante do que partilhei, foi o que me ensinaram! São estas iniciativas que possibilitam a instituições de saúde como a Farmácia Nossa Senhora de Fátima partilhar os conhecimentos dos seus profissionais de saúde em temas como este que, associados a uma prática ganha com os utentes que diariamente acompanhamos na nossa atividade profissional, permite-nos crescer e sobretudo melhorar enquanto profissionais, mas também como seres humanos. Esta, como tantas outras, são atividades que têm e devem ser apoiadas sem qualquer relutância, pois só com o empenho de todos e com a partilha do conhecimento que cada um tem na sua área de formação poderemos evoluir e ser uma população mais saudável e, consequentemente, mais feliz. A equipa da Farmácia Nossa Senhora de Fátima trabalha diariamente de modo a poder ajudar todos, sem exceção! E estamos sempre dispostos a apoiar e participar em todas as atividades possíveis, porque servir as pessoas é o que nos move!”.
A A2000 também agradece imenso toda a disponibilidade e simpatia da Dra. Ana Cardoso, bem como a oferta de um tensiómetro, que a Farmácia Nossa Senhora de Fátima fez questão de oferecer à A2000. Também nós estamos de coração cheio com esta generosidade. Muito obrigado!
Gonçalo Novais,
Técnico da A2000