«Mês do Coração»  

Clientes e técnicos do CAARPD participam em atividade alusiva ao «Mês do Coração»

A equipa do CAARPD de Murça da A2000 realizou, em parceria com a Farmácia Nossa Senhora de Fátima, uma sessão de sensibilização alusiva ao «Mês do Coração», assinalado no mês de maio.

Ana Cardoso, proprietária da Farmácia Nossa Senhora de Fátima, foi a responsável pela dinamização de uma iniciativa onde, além da partilha de boas práticas e ensinamentos para cuidar melhor deste órgão vital para a nossa existência, procedeu-se a rastreios gratuitos numa sessão muito enriquecedora para todos os presentes. “A realização da palestra sobre hipertensão nas instalações da A2000  em Murça teve como principal objetivo fazer chegar a uma população com características psíquicas e/ou físicas especiais o conhecimento básico sobre o coração e o “seu mundo”. São pessoas, respeitando a sua personalidade, que têm e devem ter conhecimento de como o seu corpo funciona para que assim o possam respeitar e tratar dele da melhor forma e, consequentemente, proporcionar saúde e bem-estar a si mesmos”, refere a farmacêutica.

O facto de as doenças cardiovasculares terem um grande peso na saúde pública a nível nacional é um motivo acrescido para a realização destas iniciativas. “De facto, a caracterização de dias ou meses com temáticas importantes, nomeadamente na área da saúde, reforçam a importância que muitos temas têm no nosso bem-estar e permitem uma dinâmica mais dedicada e construtiva de forma a chegar à população em geral com conceitos mais precisos. O facto de o mês de maio ser dedicado ao coração leva-nos a que inevitavelmente se fale mais sobre o mesmo de uma forma mais intensa e resiliente em como o cuidar, como o manter saudável. Até porque a dimensão da doença cardiovascular a nível mundial, e particularmente a nível nacional, é muito elevada. Também não podemos descurar o número de pessoas que já têm algum tipo de problema e que ainda não está diagnosticado. Todos somos importantes no tratamento das pessoas diagnosticadas, mas considero também importante o acompanhamento de toda a população de modo a prevenir e atuar o mais precocemente possível, para travar uma evolução negativa da saúde de cada um em particular”, reitera Ana Cardoso, que enumera “fatores genéticos, tabaco, uma dieta incorreta rica em gorduras , stress, sedentarismo e ingestão excessiva de bebidas alcoólicas” como principais fatores de risco das doenças cardiovasculares, e identifica “os bons hábitos alimentares, a realização de exercício físico regular, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas e o respeitar das horas de descanso diário” como os mais importantes comportamentos preventivos destes problemas. 

Regressando à iniciativa, Ana Cardoso confessou-se “de coração cheio” a propósito de um momento que permitiu à sua farmácia assumir a função de promover, junto da população, a saúde dos murcenses. “Feliz o momento em que apaguei horas de trabalho a fazer um PowerPoint para a apresentação da palestra e poupei muita gente de uma grande seca…nada como uns produtos, uns saudáveis, outros nem por isso, umas cartolinas, uns fios, um tubo de papel e umas velas para transmitir o que é a hipertensão a pessoas tão especiais, em que sei (ou pelo menos senti!) que consegui chegar aos seus corações! Uma experiência extraordinária em que, mais importante do que partilhei, foi o que me ensinaram! São estas iniciativas que possibilitam a instituições de saúde como a Farmácia Nossa Senhora de Fátima partilhar os conhecimentos dos seus profissionais de saúde em temas como este que, associados a uma prática ganha com os utentes que diariamente acompanhamos na nossa atividade profissional, permite-nos crescer e sobretudo melhorar enquanto profissionais, mas também como seres humanos. Esta, como tantas outras, são atividades que têm e devem ser apoiadas sem qualquer relutância, pois só com o empenho de todos e com a partilha do conhecimento que cada um tem na sua área de formação poderemos evoluir e ser uma população mais saudável e, consequentemente, mais feliz. A equipa da Farmácia Nossa Senhora de Fátima trabalha diariamente de modo a poder ajudar todos, sem exceção! E estamos sempre dispostos a apoiar e participar em todas as atividades possíveis, porque servir as pessoas é o que nos move!”.

A A2000 também agradece imenso toda a disponibilidade e simpatia da Dra. Ana Cardoso, bem como a oferta de um tensiómetro, que a Farmácia Nossa Senhora de Fátima fez questão de oferecer à A2000. Também nós estamos de coração cheio com esta generosidade. Muito obrigado!

Gonçalo Novais,

Técnico da A2000

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content