MILHÕES DE ESPERANÇAS” PERFAZ PRIMEIRO ANO DE ATIVIDADES COM SUCESSO

Logotipo CLDS 4G Murça Milhões de Esperanças

Decorreu no passado dia 1 de setembro de 2021 a reunião da CLAS – Conselho Local de Ação Social do Município de Murça – onde foram apresentados os resultados do primeiro ano de execução do Plano de Ação do Projeto CLDS-4G Murça – Milhões de Esperanças. As entidades e instituições da Rede Social de Murça presentes puderam constatar que o Projeto Social implementado em Murça por uma equipa de cinco técnicas desde o dia 14 de julho de 2020 executou 93% das suas ações e conta já com um total de 278 participantes, divididos pelos três Eixos de Intervenção.

A equipa técnica frisou que embora concentre a sua intervenção nos grupos populacionais que evidenciam fragilidades mais significativas, o seu trabalho no terreno com os seus diferentes públicos-alvo tem efetivamente contribuído para o reforço da coesão social e territorial do Concelho de Murça. Para a concretização desde objetivo, destacaram-se várias ações que não só se destinaram a participantes do projeto, como também envolveram a comunidade em geral. Mencionam-se a título de exemplo as iniciativas “Um laço, Um exame”, “Natal em Rede” ou “Um anjo por casa” que, no âmbito de temáticas distintas, permitiram a criação de sinergias interpessoais e intergeracionais. Para tal, também o envolvimento das instituições e entidades do Concelho, sob a forma de parcerias, foi fundamental. Destaca-se a formalização de 48 parcerias entre estas e o CLDS, que possibilitaram ao longo deste primeiro ano de execução a criação de melhores condições para o cumprimento das metas fixadas no Plano de Ação. Regista-se uma satisfação de 92% pelos parceiros relativamente à qualidade das parcerias estabelecidas.

No que diz respeito ao Eixo I de Intervenção – Emprego, Formação e Qualificação – o Gabinete de Inserção Profissional (Murça) do Instituto de Emprego e Formação Profissional e o Instituto Local de Segurança Social constituíram, entre outros, parceiros estratégicos e indispensáveis à concretização de ações com o objetivo de orientar e capacitar os destinatários no sentido de aumentar a sua proatividade, tanto ao nível da procura de emprego como ao nível do empreendedorismo e criação do próprio emprego. Quanto ao Eixo II – Intervenção Familiar e Parental, preventiva da Pobreza Infantil – e uma vez que as Atividades previstas para o mesmo envolvem a participação de crianças durante os períodos não-letivos, as parcerias com as diversas Juntas de Freguesia e o Município de Murça também se revelaram indispensáveis sobretudo no que diz respeito ao usufruto de espaços, infraestruturas, meios e recursos (piscinas, auditório, biblioteca, transportes, espaços culturais, refeições, etc.). O Eixo que norteia a Promoção do Envelhecimento Ativo e o Apoio à População Idosa também se vê reforçado por várias parcerias de entidades privadas e públicas, destacando-se as Empresas de apoio ao domicílio Geridade e Palanque de Sorrisos e a Santa Casa da Misericórdia de Murça.

Para além das entidades supramencionadas, são diariamente dinamizados pela equipa CLDS processos de mediação com os interlocutores considerados necessários à concretização dos objetivos do Projeto.

A equipa mantém-se motivada apesar de todas as alterações que a situação pandémica obrigou a pôr em prática, tendo-se privilegiado os contactos individuais e ao domicílio em detrimento das sessões em grupo e dos eventos previstos em sede de candidatura.

Foi um ano cheio de emoções e de Milhões de Esperanças!

Natália Gomes, Técnica do CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content