MISCELÂNDIA(S) EM BAIÃO

Cartaz ilustrativo da atividade com logotipo e clientes da A2000 e crianças a formar uma roda numa atividade de dança

Foi uma miscelândia de sons, ritmos, passos e pessoas! A Associação Andarilhos, no âmbito da Parceria assinada entre a Câmara Municipal de Baião e a A2000, no âmbito da Operação Cultura para Todos, convidou-nos a participar numa Oficina de Dança Tradicional, designada de Dança Com Todos, incluída no projeto Miscelândia.

Esta atividade, inserida na UFCD de Cidadania e Empregabilidade, contou a participação conjunta dos clientes da A2000 e do Centro de Estudos Ana Carina. A atividade teve como objetivo realizar duas danças tradicionais de Baião e outra Europeia, juntando diferentes públicos na dança e na contradança, havendo assim uma partilha intergeracional engraçada e produtiva com os mais pequenos.

Depois da miscelância de sons e danças, veio a miscelândia de sabores! Realizamos uma visita foi ao Restaurante das Caldas, situado em Caldas de Aregos – Resende, inserida na UFCD 3332 – Alimentos: Caraterísticas e Confeção. Fomos bem-recebidos e bem instruídos pela Formadora Isabel Inácio que explicou as regras de acondicionamento e conservação dos alimentos e as boas práticas de higiene e segurança no restaurante. No final da visita, fomos convidados a almoçar na esplanada do restaurante, uma refeição muito agradável com vista para o Rio Douro. Aqui fica o nosso agradecimento à tão simpática e disponível Formadora Isabel Inácio.

A outra travessia na Barca de Aregos levou-nos às Cavacas da Adozinda, situadas em Resende, para realizar um workshop de confeção de Cavacas de Resende, inserido na UFCD de Noções Básicas de Pastelaria. Fomos recebidos de forma calorosa pela Graça e Sara, mãe e filha, que explicaram o processo de confeção da massa das cavacas e depois, pusemos a mão na massa, para tirar as cavacas do forno, partir e molhar na calda e, no final, cada um comeu a sua cavaca. Agradecemos à Graça e à Sara esta doce experiência!

Como estávamos na reta final, antes das férias e antes da ida para FPCT, decidimos brindar os formandos com uma surpresa no final da visita, uma ida a Porto de Rei para Douro-Arts & Events. Aqui os nossos formandos tiveram a oportunidade de andar de kayak no Rio Douro. Terminamos com o nosso agradecimento à simpatia e dinamismo da jovem equipa que nos ajudou, de forma gratuita, a proporcionar esta experiência aos nossos formandos.

Sandra Pinto, Psicóloga

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content