Murça

Concelho de excelência na indústria vitivinícola, com produção média anual de quatro milhões de litros, representando cinco milhões de euros.

Teve lugar, no dia 28 de agosto, a atividade “Encontro Entre Mundos”, enquadrada no Eixo I relativo ao Emprego, Formação e Qualificação, do CLDS 4G Murça – Milhões de Esperanças. Esta atividade foi realizada no âmbito de uma parceria com a Adega Cooperativa de Murça e contou com os agricultores associados a esta instituição, como agentes ativos no combate ao desemprego no concelho.

Pretende-se, com esta tipologia de dinâmica, sensibilizar os empresários, as instituições e as entidades empregadoras locais para uma participação ativa na concretização de medidas ativas de emprego e em processos de inserção profissional e social.

Encontrámos empresários motivados pela época, prontos para a vindima de 2022, mas com algum receio na informação vinculada, que ousavam o lema “quando a esmola é demais o santo desconfia”!

Face à recetividade a mais informações, assegurámos a realização de uma sessão de esclarecimento com técnicos especializados do IEFP, onde se vincularão as diversas opções para que se possa efetivamente ter trabalhadores a longo prazo em detrimento de trabalho sazonal, fomentando o desenvolvimento económico da área vitivinícola.

Por outro prisma, e na persecução da atividade, verificámos que a presença de pessoas desempregadas, a troca de contactos e o ambiente informal, como os «pitchs» de apresentação individual, proporcionaram uma partilha de vivências, desafios profissionais, superações ou sacrifícios de ambos os mundos, quer da pessoa desempregada, quer do empregador.

Foi evidente a empatia desta partilha, onde os empresários saíram mais sensibilizados para realizarem processos de inserção profissional e social, e as pessoas em situação de desemprego perceberam melhor o perfil que um empresário procura, para se adequarem melhor a essas exigências e terem sucesso nos processos de seleção. Desta forma, assumimos o compromisso ativo de procurar difundir toda a informação que esteja ao nosso alcance de forma a combater o trabalho precário na área agrícola, fomentando a capacitação de uma indústria secular no nosso concelho.

Técnicas do CLDS-4G Murça “Milhões de Esperanças”

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content