Na A2000 somos todos Fundraisers…  

A Angariação de Fundos (Fundraising), mais do que uma ferramenta de captação de recursos financeiros, foi o caminho que encontrámos para levar a A2000 para um nível incrível de desenvolvimento sustentado.

E este caminho não se faz sozinho…

A base do sucesso da angariação de fundos da A2000 deve-se, por um lado, ao empenho, dedicação e ambição de todos os colaboradores e, por outro, à generosidade de todos aqueles que nos apoiam (autarquias, empresas e particulares). Sem eles seria impossível chegar onde chegamos e onde ainda sonhamos chegar.

É certo que, na maior parte dos casos, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) dispõem de diversos financiamentos públicos de vários organismos, alguns deles provenientes de fundos comunitários, mas a A2000 não pode, nem quer, estar pressionada exclusivamente pela dependência financeira destes mesmos apoios. Se o fizéssemos, não tínhamos chegado ao patamar de qualidade e resposta em que estamos.

O nosso sistema de angariação de fundos não é mais do que uma forma para aumentar a probabilidade de nos mantermos financeiramente estáveis e equilibrados, aumentando assim a nossa viabilidade financeira, tornando-nos mais sustentáveis, eficientes e autónomos.

Não faz parte da essência da A2000 esperar que façam o caminho por nós.

Muitos perguntarão: “E como é feito esse caminho?”

– Este sistema de angariação de fundos é feito através de um conjunto de ações, desenvolvidas ao longo do ano, que permitem a qualquer um de nós (colaboradores da A2000) a oportunidade de angariar e captar fundos financeiros para a instituição. Cada colaborador só tem de encontrar a(s) estratégia(s) que mais se adequa(m) a cada um.

É impreterível envolver toda a instituição e todos os colaboradores nesta dinâmica da angariação de fundos que tão bem nos caracteriza, permitindo antecipar respostas sociais aos grupos vulneráveis que apoiamos.

Não é o que fazemos, mas o que conseguimos que importa” (Adrian Sargeant).

Naturalmente, a A2000, tal como as outras IPSS ’s, para desenvolver a sua atividade, para garantir recursos físicos, materiais e humanos que permitam prestar um serviço de qualidade a todos os seus clientes, necessita de dispor de recursos financeiros. E, na impossibilidade de gerir de forma autónoma fundos económicos suficientes, temos de recorrer a várias fontes de financiamento e é aqui que a angariação de fundos ganha o papel principal na A2000.

A verdade seja dita: a A2000 será tão impactante no trabalho que presta aos seus clientes, quanto maior for o sucesso da angariação de fundos.

Embora o financiamento público constitua um fator decisivo para o bom funcionamento e sucesso do trabalho desenvolvido em prol daqueles que mais necessitam, a angariação de fundos não é menos importante, visto ser uma ferramenta que concorre para o equilíbrio e a autonomia financeira.

Quando se implementa uma ação de fundraising não se deve pensar em ganhar a campanha, mas em ganhar as pessoas e o seu comprometimento com a causa”. (Adrian Sargeant). E é aqui que entram todos aqueles que nos apoiam, pois fazem-no comprometidos com as causas da A2000. A todos eles o nosso agradecimento e reconhecimento por nos permitirem sonhar e voar tão alto em prol dos grupos vulneráveis que apoiamos.

O Fundraising “é ajudar as pessoas a descobrirem a alegria de dar” (Eva Eggvisk).

Aurora Gouveia, Responsável pelo Fundraising da A2000

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JUNHO

7 de Junho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JUNHO

7 de Junho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JUNHO

7 de Junho, 2024
Skip to content