O mês de dezembro é propício a boas notícias e a prendas de Natal, muitas vezes esperadas, mas que, mesmo assim, nos dão um orgulho e vaidades enorme. E assim foi com a A2000 neste dezembro de 2021. Ora vejamos:
(1) No final do mês de novembro, após dois anos de espera da decisão da candidatura submetida ao PROCOOP/2019 (Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais), a A2000 assinou com a Segurança Social a revisão do Acordo de Cooperação para o CAARPD (Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social de Pessoas com Deficiência e Incapacidade) que significa resposta a 75 pessoas do distrito de Vila Real (o acordo de cooperação anterior abrangia apenas 25 pessoas).
(2) Em meados de dezembro chega-nos outra excelente notícia que foi a aprovação da candidatura da A2000 ao Programa PARES 3.0 (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais 3.0), submetida precisamente há um ano. Ficamos efetivamente muito contentes, orgulhosos e satisfeitos pela recompensa do trabalho árduo que temos enfrentado nos últimos anos; e muito aliviados por estarmos a cerca de 3 anos de disponibilizarmos respostas a mais 100 utentes/clientes e familiares, com a materialização de 2 Lares Residenciais (60 utentes), 1 CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (30 utentes), 2 Residências Autónomas (10 utentes) e a criação de 55 novos postos de trabalho nesta região que definha com a desertificação. Ficamos com a sensação de que “valeu a pena”, embora logo de seguida outro pensamento nos invade “tanto e tanto trabalho que nos espera…” e adivinham-se mesmo tempos muito esforçados de todos quantos trabalham e fazem parte desta enorme instituição, mas uma certeza nos persegue: VAMOS CONSEGUIR.
(3) Nesta senda de muito e mais trabalho, encorajados pelas boas e excelentes notícias anteriores, decidimos apresentar candidatura ao PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), desta vez para a construção de raiz de uma ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (30 utentes) que tanta falta faz na comunidade envolvente da sede da A2000 e significará uma oportunidade para as cerca de 100 pessoas idosas que já apoiamos.
Pelos nossos clientes / utentes e famílias não paramos e com mais lógica, ao contrário do que é costume, assim dizemos “não há 2 sem 1, nem 3 sem 2…”
BOM ANO 2022 para todos, com muita saúde e realizações pessoais e profissionais.
O Presidente da Direção, António Ribeiro