“Natal em Rede” no CLDS 4G Murça Milhões de Esperanças

Alimentos doados e confeção de pratos com os mesmos; decorações de Natal

Neste Natal atípico, a equipa do CLDS 4G Murça – Milhões de Esperanças desafiou, em diversas vertentes, toda a comunidade murcense, com o intuito de dar a conhecer o Projeto CLDS, demonstrando que se assume como uma ferramenta com capacidade para dinamizar cultural e socialmente o território onde atua e contribuir para a revitalização, em rede, do comércio e da atividade das entidades locais.

“Um Anjo Por Casa”, pretendeu-se que a população criasse um anjo decorativo de Natal, com materiais reciclados, por forma a existir, em todas as casas do concelho de Murça e dos murcenses emigrantes, um símbolo natalício em comum. Participaram vinte e cinco famílias do Concelho, com trabalhos criativos e distintos entre si. A sede do CLDS Milhões de Esperanças “vestiu-se” a rigor, acompanhando esta linha temática. Para tal, contribuíram os destinatários da Atividade 11 do Plano de Ação deste Projeto, designada “Espaço J +”.

“Este Natal, OFEREÇA VISIBILIDADE!” foi o lema da segunda campanha lançada, direcionada para as entidades da Rede Social, parceiras do CLDS e para os comerciantes ou empresários do Concelho de Murça. Após recolha de inscrições, realizou-se um sorteio das entidades/empresas para atribuir o “amigo visível” a quem devia dirigir a sua comunicação, via telefone, ou outros. Esta ação teve como principal objetivo que cada entidade/empresa desse uso à sua criatividade, escrevendo uma mensagem natalícia para o seu “amigo” (entidade/empresa) e, simultaneamente, apresentasse de forma breve, a sua própria entidade/empresa, os produtos que vende (se fosse o caso) e/ou a missão que abraça diariamente, com o objetivo de tornar visível o trabalho realizado. Posteriormente, a equipa CLDS fez a respetiva recolha e entrega das mensagens aos “amigos visíveis” do Natal em Rede, bem como a publicação on-line de todas as mensagens, na página de Facebook do CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças. Trocaram-se, no total, trinta postais de Natal, que se encontram disponíveis para visualização on-line.

Está a decorrer ainda a Primeira Edição de Natal da Atividade 13 do Plano de Ação do CLDS Milhões de Esperanças, “Conto Contigo”, em parceria com o Gabinete de Comunicação do Município de Murça.

Inserida no Eixo III de Intervenção do CLDS, Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa, a ação consistiu na apresentação de um vídeo que se enquadra num conjunto de três (a publicar futuramente), cujas histórias são inteiramente narradas pelos seus protagonistas.

Três idosos do Concelho de Murça decidiram recorrer ao acervo das suas memórias e, generosamente, partilhar lembranças da vivência do Natal na sua meninice. Assim, assumem um papel mais comunicativo na comunidade e sentem que a sua palavra ecoa nos corações de outras gerações.

Por último, mas não menos importante, de forma a trocar as voltas ao distanciamento social, a equipa CLDS Milhões de Esperanças promoveu, entre os dias 14 e 18 de dezembro, uma Campanha de Recolha de Alimentos, em estabelecimentos aderentes, em Murça. Juntamente com participantes da Atividade 14 – “Divers’Idades” – e uma equipa de voluntários, os donativos foram transformados em bolachas caseiras, aletria e arroz doce que chegaram à mesa de várias famílias e idosos do Concelho que passam por dificuldades financeiras e, por imposição do distanciamento social, ficaram sozinhos no Natal. Após a angariação concretizada e montagem dos cabazes, foram entregues vinte cabazes a idosos que vivem sozinhos e oito cabazes a famílias desfavorecidas.

Beatriz Ermida e Natália Gomes,

Técnicas do CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content