No surgimento das dúvidas, nascem oportunidades!

Formandos realizam atividade prática para descobrir a constituição dos sabonetes

No decorrer de uma sessão de formação surgiu uma dúvida: de que são feitos os sabonetes?

Para responder a esta questão, os formandos do Curso 1 – Auxiliar de Serviços Gerais II, foram visitar o Centro de Ciência Viva de Vila Real, a fim de participarem num workshop sobre elaboração de sabonetes.

Aquando da chegada foram encaminhados para a sala onde se ia desenrolar a atividade. Foram acomodados em volta de uma mesa, onde ao centro se encontravam algumas plantas aromáticas.

A técnica começou por questionar os formandos sobre o conceito de planta, as partes constituintes e quais as suas funções. Estes, muito envergonhados, foram respondendo e interagindo de modo mais autónomo.

Seguiu-se o assunto das plantas aromáticas. Puderam tocar e cheirar oito plantas aromáticas diferentes e falar sobre a utilidade deste tipo de plantas, recorrendo a exemplos do dia a dia.

Depois desta breve introdução às plantas, iniciaram a elaboração de sabonetes. Foram-lhes facultadas duas formas de silicone, onde colocaram algumas folhas e gotas de extrato de alecrim e, de seguida, encheram-se as formas com glicerina em estado líquido. As formas foram para o frigorífico durante quinze minutos, tempo em que se trocaram algumas opiniões e dúvidas com a responsável da atividade.

Passado o tempo mencionado, foi hora de vermos os tão esperados sabonetes! Estavam todos ansiosos e, quando a técnica começou a descolar os sabonetes das formas, ficaram todos bastante surpreendidos com o resultado. Os sabonetes ficaram com um tom esverdeado, devido ao estrato de alecrim e tinham um aroma bastante agradável a alecrim.

A atividade mostrou-se bastante interessante e surpreendente e, no final, cada um trouxe consigo os sabonetes que elaborou.

Os formandos do curso 1 agradecem a possibilidade de terem realizado esta viagem de descoberta e também a disponibilidade e simpatia de quem os recebeu no Centro de Ciência Viva, em Vila Real.

Marisa Camilo, Formadora

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content