No decorrer de uma sessão de formação surgiu uma dúvida: de que são feitos os sabonetes?
Para responder a esta questão, os formandos do Curso 1 – Auxiliar de Serviços Gerais II, foram visitar o Centro de Ciência Viva de Vila Real, a fim de participarem num workshop sobre elaboração de sabonetes.
Aquando da chegada foram encaminhados para a sala onde se ia desenrolar a atividade. Foram acomodados em volta de uma mesa, onde ao centro se encontravam algumas plantas aromáticas.
A técnica começou por questionar os formandos sobre o conceito de planta, as partes constituintes e quais as suas funções. Estes, muito envergonhados, foram respondendo e interagindo de modo mais autónomo.
Seguiu-se o assunto das plantas aromáticas. Puderam tocar e cheirar oito plantas aromáticas diferentes e falar sobre a utilidade deste tipo de plantas, recorrendo a exemplos do dia a dia.
Depois desta breve introdução às plantas, iniciaram a elaboração de sabonetes. Foram-lhes facultadas duas formas de silicone, onde colocaram algumas folhas e gotas de extrato de alecrim e, de seguida, encheram-se as formas com glicerina em estado líquido. As formas foram para o frigorífico durante quinze minutos, tempo em que se trocaram algumas opiniões e dúvidas com a responsável da atividade.
Passado o tempo mencionado, foi hora de vermos os tão esperados sabonetes! Estavam todos ansiosos e, quando a técnica começou a descolar os sabonetes das formas, ficaram todos bastante surpreendidos com o resultado. Os sabonetes ficaram com um tom esverdeado, devido ao estrato de alecrim e tinham um aroma bastante agradável a alecrim.
A atividade mostrou-se bastante interessante e surpreendente e, no final, cada um trouxe consigo os sabonetes que elaborou.
Os formandos do curso 1 agradecem a possibilidade de terem realizado esta viagem de descoberta e também a disponibilidade e simpatia de quem os recebeu no Centro de Ciência Viva, em Vila Real.
Marisa Camilo, Formadora