CLDS 4G Murça “Milhões de Esperanças”

EIXO IEMPREGO, FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

No âmbito de intervenção do Eixo I – Emprego, Formação e Qualificação, o CLDS 4G Murça – Milhões de Esperanças dinamizou, no auditório da Câmara Municipal de Murça, uma sessão de informação / esclarecimento sobre medidas ativas de emprego, direcionadas para a área agrícola/empresários agrícolas.

Esta ação teve como pressupostos base o conhecimento de algumas modalidades de apoio que poderão ser úteis na gestão económica de contratação a longo prazo.

As medidas ativas de emprego têm mais impacto e relevância em períodos de recessão económica, o que se torna para nós o verdadeiro motor do desenvolvimento social de um concelho.

Contámos com a presença da Dra. Viviana Machado e da Dra. Maria João Alves, em representação do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Vila Real, onde nos expuseram de forma clara e sucinta os apoios disponíveis por parte do IEFP, tendo em vista a dinamização e criação de emprego no nosso concelho.

Acreditamos que a informação é o veículo certo para o desenvolvimento do nosso território e da nossa cultura empresarial!

Destacamos ainda a atividade 1 – “Abrir Caminhos” deste eixo, onde sentimos o sucesso a acontecer!

Em pleno contexto pandémico, uma das nossas destinatárias propôs-se a dar um salto na sua vida. Dezasseis meses de intenso trabalho e dedicação…

Concluiu o objetivo com distinção!

A sessão final de júri do processo RVCC da Micquilay decorreu no Auditório da Câmara Municipal de Murça.

Eixo IIintervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil

Workshop “Rotinas Familiares”

Iniciaram as aulas e voltámos com o mote do novo ano letivo para todas as famílias que acompanhamos: “CAPACITAR E DESCOMPLICAR”.

Neste sentido, no âmbito do Eixo II – Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil, foi realizado o Workshop “Gestão de Rotinas Familiares”, em que o grande objetivo passava por «descomplicar» o dia-a-dia de uma família.

Foi uma tarde de dia 6 de outubro recheada de partilhas! Falámos de nós, da nossa experiência, das nossas vidas, das nossas dificuldades. Aprendemos que rotinas não são agendas mas sim hábitos e que, com consistência, são possíveis e úteis para melhorarmos diversos aspetos do nosso dia-a-dia.

O segredo de ter rotinas adequadas às exigências de cada elemento da família passa por desenvolver a arte de priorizar – ninguém tem um dia-a-dia fácil, e cada família enfrenta desafios e imprevistos que dificultam a realização e priorização de tarefas. Há que saber organizá-las não de forma rígida, mas sim adaptável à disponibilidade de tempo de cada integrante, sem que se perca a devida ordem das tarefas a realizar. Saibamos, pois, separar o essencial do acessório, gerir muito bem o tempo disponível e trabalhar em equipa dentro das nossas famílias. Até porque a verdadeira capacitação familiar está em cada um de nós!!

Viagem Recreativa

Realizámos ainda uma viagem lúdico-recreativa, inserida no património histórico e cultural, para todos os nossos destinatários com deficiência e incapacidade. Tivemos como destino Macedo de Cavaleiros, num dia que contou com a visita ao Museu de Salselas, ao Convento de Balsamão e à famosa «aldeia dos Caretos», Podence.

Pretendemos aqui criar oportunidades, promover competências na área do saber ser e saber estar e acreditem que, em cada atividade, ficamos mais felizes!

EIXO IIIOUTUBRO, O MÊS MAIS SÉNIOR!.

Com efeito, desde atividades lúdicas e estimulação cognitiva até ações de sensibilização, o Eixo III – Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa esteve repleto de iniciativas, desde logo com o início da Ginástica Sénior, fundamental na promoção de um estilo de vida mais ativo e da saúde e bem-estar a isso associados, e o regresso das atividades de informática, essenciais num tempo em que a literacia no domínio das tecnologias de informação e comunicação é essencial no nosso dia-a-dia.

O que acabou por sobressair de forma fantástica na comunidade foi o nosso Périplo de Workshops “Fraudes e Burlas”, dinamizado em parceria com a Guarda Nacional Republicana (GNR). Nesta iniciativa, agentes do Comando Territorial de Vila Real deram vários conselhos aos nossos idosos sobre como promover a sua segurança face a este tipo de crimes. Sendo esta uma parte mais frágil e desfavorecida da nossa população, com a agravante de viver, na nossa região, em zonas menos povoadas e mais isoladas dos centros urbanos, é muito importante que seja educada à adoção de formas simples e práticas de se proteger, bem como aos seus bens.

Este périplo teve uma adesão magnífica da comunidade, pois abrangemos 9 aldeias, 7 freguesias e 137 pessoas!! Estamos mesmo felizes por alcançarmos um objetivo que terá repercussões muito maiores, e esperamos que tenha sido tão gratificante para vocês (como foi para nós!) poder dispor de uma autoridade até à porta de cada um!

Para terminarmos este outubro de forma harmoniosa, e numa estreita colaboração entre o CLDS 4G Murça – Milhões de Esperanças e a Universidade Sénior de Murça, tendo como Entidade Promotora a Junta de Freguesia de Murça, arriscámos numa Mostra de Talentos, com convívio, danças e cantares.

Este evento contou com a participação de 60 Séniores do nosso concelho, e marcou uma nova interação e união entre os destinatários do CLDS 4G Murça – Milhões de Esperanças e os alunos da Universidade Sénior de Murça.

Queremos, sobretudo, que possam conhecer e alargar o espectro de atividades de que poderão vir a usufruir neste concelho.

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content