Nova resposta social da A2000

CRI – Centro de Recursos para a Inclusão

A A2000 presta diversos serviços que pretendem responder às necessidades sentidas pelas pessoas ao longo da vida. Assim:

– Coopera no serviço de Intervenção Precoce na Infância (ELI – Equipa Local de Intervenção de Sta. Marta de Penaguião) para crianças dos 0 aos 6 anos cujo desenvolvimento esteja em risco;

– Intervém com maiores de 18 anos que tenham deficiências que impossibilitem um percurso profissional (CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade);

– Ministra Formação Profissional a adultos com algum nível de incapacidade;

– Apoia na empregabilidade destas mesmas pessoas (Centro de Recursos do Centro de Emprego de Vila Real);

– Promove o envelhecimento ativo em 7 freguesias dos concelhos de Sta. Marta de Penaguião e Peso da Régua.

Nesta lista de serviços, há um hiato etário onde a A2000 não intervinha, que era a faixa etária dos 6 aos 18 anos, que frequenta a escola.

Finalmente, em setembro, a A2000 iniciará um novo serviço: o Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) que, segundo o artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, alterado e republicado pela Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro, consiste em serviços especializados existentes na comunidade, que apoiam e intensificam a capacidade da escola na promoção do sucesso educativo de todos os alunos.

O CRI tem como objetivo apoiar a inclusão dos alunos, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, potencializando as competências de cada aluno, de forma a atingir os objetivos e competências curriculares estabelecidas.

Este serviço atua numa lógica de parcerias pedagógicas e de desenvolvimento com as escolas, de forma a facilitar a implementação de políticas e de práticas de educação inclusiva.

Os agrupamentos que estabeleceram parceria com o CRI da A2000 são:

– Agrupamento de Escolas Dr. João de Araújo Correia – Peso da Régua;

– Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião – Santa Marta de Penaguião;

– Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade – Mesão Frio;

– Agrupamento de Escolas de Murça – Murça.

O Centro de Recursos para a Inclusão (CRI – A2000) disponibilizará a estes 4 Agrupamentos serviços nas áreas da Terapia da Fala, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Psicomotricidade, com o objetivo de enriquecer o contexto educativo, facilitando a aprendizagem e a inclusão no processo educativo, no cumprimento do Princípio da Equidade: garantia de que todas as crianças e alunos têm acesso aos apoios necessários, de modo a concretizar o seu potencial de aprendizagem e desenvolvimento (artigo 3.º, alínea b) do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho).

Marina Teixeira, Diretora Técnica

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content