Em novembro, o Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e/ou Incapacidade (CAARPD) dedicou-se a explorar o fascinante universo das tecnologias.
Ao longo do mês, tivemos a oportunidade de “viajar pelo mundo” sem sair do nosso espaço envolvente, recorrendo a ferramentas digitais que nos permitiram visitar museus, monumentos e cidades por todo o mundo. Esta experiência abriu portas para novas aprendizagens e despertou a curiosidade de todos. Realizámos também uma divertida caça ao tesouro, com desafios ligados aos meios tecnológicos, o que nos permitiu trabalhar em equipa e desenvolver o raciocínio. Construímos ainda uma linha temporal sobre a evolução das tecnologias, possibilitando descobrir e compreender como estas se transformaram ao longo dos tempos e como influenciam a nossa vida atual.
No dia 11 de novembro celebrámos o São Martinho com o tradicional Magusto. Tivemos direito às fêveras grelhadas e às castanhas quentinhas, onde os sabores típicos marcaram o momento de partilha à volta da mesa. Foram elaborados sacos decorativos alusivos ao tema, fazendo com que a imaginação e a criatividade ganhassem destaque. Para completar esta celebração realizámos também uma interpretação da lenda de São Martinho. Desta forma, refletimos e mantivemos viva esta tradição popular.
Além destes temas que trabalhámos ao longo de novembro, continuam a decorrer de forma dinâmica as atividades desportivas, terapêuticas, sensoriais e psicomotoras, contribuindo para o bem-estar físico e emocional.
Para terminar o mês em beleza, foi realizado no dia 28 de novembro o Torneiro “Bolas Inclusivas”, com o apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, IP), nas instalações da sede da A2000, em Poiares, Peso da Régua. A competição decorreu num ambiente de entusiamo, cooperação e fair-play entre as equipas participantes. Para enriquecer ainda mais o torneiro, tivemos direito a um almoço convívio e a um momento cultural protagonizado pelo Grupo de Cantares de Fornelos – Santa Marta de Penaguião, que brindou o público com música tradicional e muita animação. Em suma, o torneiro de Boccia ficou marcado pela inclusão, desporto e celebração, tornando-se numa experiência inesquecível para todos os envolvidos.
Com estas iniciativas, novembro tornou-se num mês repleto de descobertas, inovação e entusiamo, o que nos permitiu aproximarmo-nos do mundo digital de forma lúdica.
Os clientes e técnicos do CAARPD de Poiares, Peso da Régua





