Novo Ano, Curso Novo, Aventuras Novas…!

Carrazeda

A 3 de janeiro de 2023 foi dia de iniciar em Carrazeda de Ansiães, um curso denominado de Operador de Serviços Pessoais e Comunitários. Este possui um novo referencial formativo – Percurso Formativo C – com duração de 2900 horas.

A formação profissional decorre pela primeira vez nesta vila da sub-região do Douro, pertencente ao distrito de Bragança, da qual fazem parte 14 freguesias. Esta formação nasceu da necessidade de dar resposta a um público mais vulnerável.

O grupo é constituído por 12 formandos, sendo que 11 deles têm morada em 8 das freguesias deste concelho, são elas: Fonte Longa, Vilarinho da Castanheira, Parambos, Pombal, Carrazeda de Ansiães, Lavandeira, Mogo de Malta e Belver e Linhares. Também integra o grupo um formando do concelho vizinho – Alijó.

No dia 17 de janeiro e no âmbito da UFCD 3564 – Primeiros Socorros o grupo foi visitar o Quartel dos Bombeiros Voluntários localizado nesta vila. Esta atividade teve como objetivo identificar os diferentes tipos de acidentes e a forma de atuação de acordo com a gravidade.

Foram recebidos pelos Bombeiros Filipe Pires, Tiago David e Helena Filipa Afonso que começaram por explicar Suporte Básico de Vida (SBV) e fazer algumas simulações sobre o mesmo, demonstraram o modo de usar o desfibrilhador automático de emergência (DAE) e, também, realizaram a demonstração de uma imobilização em caso de acidente, explicando as várias formas de atuar dependendo da gravidade do acidente. Apresentaram ainda a frota de veículos desta corporação de bombeiros que é composta por 30 viaturas.

Fica o agradecimento aos Bombeiros Voluntários de Carrazeda de Ansiães pela forma como recebeu o grupo e explicou todos os procedimentos relacionados com primeiros socorros.

Marisa Camilo e Isabela Lima,

Formadoras

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content