No passado três de Setembro, iniciou em Santa Marta de Penaguião um novo curso de Formação Inicial denominado “Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade ”.
A formação começou com doze formandos, muito heterógenos/ diferentes, cada um com as suas características e personalidades.
Aquando do início da formação, foi explicado aos formandos o que era a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000, a sua missão e visão, os valores e os princípios éticos. De seguida, foi explicado e lido o manual de acolhimento, o referencial do curso e a carta dos direitos e deveres dos clientes.
Após esta introdução, os formandos apresentaram-se individualmente (para que se pudessem ficar a conhecer melhor).
O curso tem a duração de 2900h, 1800h de formação em sala e 1100h em Formação Prática de Contexto de Trabalho (FPCT). O objetivo é que os formandos adquiram competências pessoais, sociais e profissionais para que possam no futuro integrar o mercado de trabalho e a sociedade de uma forma mais consciente e com mais competências.
Todos os formandos de certa forma estavam ansiosos, mas com muita determinação para descobrir e enfrentar o novo desafio ao nível da aprendizagem e futuramente uma possível oportunidade no mundo do trabalho.
Carine Frias, Formadora da A2000