A 15 de junho foi dia de iniciar nas instalações da A2000, em Poiares, um curso novo denominado de Assistente Operacional, que integra a ação 4. Este possui um novo referencial formativo – Percurso Formativo C – com duração de 2900 horas.
O curso de Assistente Operacional permite o desenvolvimento das competências necessárias não só nos domínios pessoais e comportamentais, mas também os conhecimentos tecnológicos exigidos.
Também o perfil profissional é trabalhado, tendo como principal caraterística a polivalência, de forma a responder-se a um conjunto de postos de trabalho onde existem possibilidades de integração para pessoas com deficiência ou incapacidade.
O grupo é formado por doze formandos de distintos concelhos, como é o caso de Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua e Baião.
As expectativas do grupo são muitas e diversificadas. Enquanto uns pretendem adquirir novos conhecimentos, outros esperam ganhar novas amizades. Também há quem mencione o critério monetário como um incentivo à integração na formação.
Na sua maioria, têm como maior objetivo a integração profissional e, para tal, vão esforçar-se bastante para alcançarem o sucesso ao longo da formação.
Este curso decorre em Poiares – Peso da Régua ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.
Marisa Camilo, Formadora